Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Impactos da pesquisa para a sociedade: por que e como monitorar e avaliar os benefícios da C&T

16/08/2016
Por : 
Paula Xavier

Por que?

A ideia de que a Ciência deve estar a serviço da sociedade não é nova e sempre orientou as práticas e as políticas de desenvolvimento científico e tecnológico dos países. Num cenário complexo, no qual nem sempre as perspectivas dos atores envolvidos são convergentes, um ponto de consenso nesta discussão é o de que atualmente não dispomos de modelos que permitam monitorar e avaliar os benefícios da ciência para a sociedade, além dos avanços acadêmicos.

Os modelos de avaliação da C&T acabam por reforçar uma lógica produtivista da ciência, na qual indicadores quantitativos são utilizados como critério de qualidade, principalmente no uso de métricas sobre a produção científica. Aplicados de forma isolada e descontextualizada, indicadores bibliométricos não são suficientes para expressar os reais avanços do conhecimento. O uso mais comum deste tipo de abordagem são os rankings comparativos entre instituições, pesquisadores e programas de ensino, os quais estabelecem um padrão de excelência da pesquisa e do ensino que negligencia grande parte do conhecimento produzido. Portanto, ainda que os rankinks sejam um importante instrumento de apoio à gestão da pesquisa e ensino, não são suficientes para identificar a contribuição da C&T no desenvolvimento das sociedades. 

A crítica ao uso descabido de métricas bibliométricas e a necessidade de se ampliar a forma de monitorar e avaliar a ciência está expresso em recentes manifestos organizados pela comunidade cientifica a nível global, como o Manifesto de Leiden (2014 STI Conference), o San Francisco Declaration on Research Assessment, (DORA, 2012), o manifesto Slow Science (Academia Slow Sicence, 2010), entre outros. Dentre as principais limitações apontadas pela comunidade científica nestes manifestos podemos destacar: a incapacidade de cobertura de pesquisas orientadas para problemas locais e nacionais, a falta de resultados da pesquisa que diferem de artigos científicos, a falta de transparência e acesso para os dados primários e a falta de normalização dos indicadores. Neste cenário onde as restrições dos modelos vigentes precisam ser superadas, um grande desafio para instituições de pesquisa e ensino, agências de fomento e governos é ampliar sua capacidade de avaliação sobre os impactos sociais da pesquisa.

Como?

A Fiocruz tem se posicionado criticamente em relação a esta discussão e vem promovendo este debate por meio de diferentes iniciativas  junto à comunidade científica, dentre elas destacam-se: 

- Publicações especiais, a exemplo da edição de setembro de 2013 do Cadernos de Saúde Pública dedicado a este tema; - A aula inaugural de 2015, que teve como tema a crítica sobre modelos de avaliação da ciência e seu impacto na agenda de pesquisa, em conferência proferida pela pesquisadora Hebe Vessuri; - A publicação, em abril de 2015, da carta/manifesto pelo Fórum de Editores da instituição, na qual se critica a imposição de critérios por agentes como a Capes e a SciELO, visando a adoção da internacionalização da publicação científica como meta de todo periódico científico nacional; - O ciclo de debates preparatórios para o Seminário Educação, Saúde e Sociedade do Futuro, atividade conjunta com o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que teve como tema “A serviço de que(m) está a ciência feita no Brasil?”, em maio de 2015.

Muitas pesquisas desenvolvidas na instituição têm, de acordo com a sua natureza, sido apropriadas nas políticas, na prestação de serviços, no ensino e na gestão (leia entrevista com a pesquisadora Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa Nascer Brasil). Entretanto não contamos com mecanismos de monitoramento e avaliação deste tipo de resultado, de uma forma sistemática e padronizada, como fazemos, por exemplo, com a produção científica. Este é, sem dúvida, um debate complexo, sem respostas para questões como: quais são os indicativos para se monitorar e avaliar o impacto social; quais são as fontes de dados que devem ser utilizadas com esta finalidade; o impacto somente pode ser medido em longo prazo; como fazer com que os benefícios para a sociedade estejam contemplados desde a concepção da pesquisa, numa perspectiva indutiva, sem ferir a autonomia do pesquisador, entre outras.

Ainda que não tenhamos metodologias de avaliação dos impactos da pesquisa utilizados de forma padronizada globalmente (leia o artigo de opinião de Rafael Camelo sobre Métodos de mensuração de impacto social) diferentes propostas de indicativos vêm sendo elaboradas e aplicadas em experiências em todo o mundo. Para responder a este desafio é necessário promover estudos sobre este tema como parte da agenda estratégica de pesquisa da Fiocruz.
A implantação do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde abre uma nova perspectiva na avaliação dos resultados e dos impactos da pesquisa para a sociedade.O Observatório deverá adotar novas abordagens de monitoramento e avaliação que contemplem as especificidades, diversidade e complexidade da dinâmica de produção de conhecimento da Fiocruz, capazes de revelar os resultados da pesquisa e seu impacto para a sociedade. Para tanto é necessário promover estudos sobre este tema como parte da sua agenda estratégica de pesquisa.

Com o objetivo de identificar novos indicativos que possam mensurar os impactos das pesquisas em outras dimensões para além do acadêmico, como social, econômico, cultural, político, organizacional e na prestação de serviços, o Observatório coordena o projeto de investigação Impactos da Pesquisa: uma análise dos resultados dos Programas de Indução da Fiocruz. Como primeira etapa deste projeto foi elaborado o Infográfico com a sistematização de 8 modelos de mensuração dos impactos societais de pesquisa.
Esta é uma questão relevante para todos os atores envolvidos na Ciência e Tecnologia, gestores, pesquisadores, instituições de ensino, institutos de pesquisa e agências de fomento (leia matérias sobre iniciativas do CNPq e Fapesp).  Esperamos que este Mosaico ajude a iluminar algumas questões e perspectivas para este debate tão relevante.

Conteúdo relacionado: 
"Nascer no Brasil": pesquisa e impactos na saúde materno-infantil
Os impactos do investimento