Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

No 14ª ConfOA, Observatório em C,T&I em Saúde da Fiocruz apresenta estudo sobre o uso de indicador persistente na construção de um banco de dados institucional

03/10/2023
Por: 
Foto de luisa.gonzalez
Luisa Picanço

O Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz participou da 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, ConfOA, em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias os dias 18 e 21 de setembro.  No dia 19, a coordenadora do Observatório, Vanessa Jorge, apresentou o trabalho “Uso do ORCID como indicador persistente na construção do banco de dados de produção acadêmica da Fundação Oswaldo Cruz” feito por ela em parceria com os autores Marcos Soares Alves, Waldeyr Mendes Cordeiro da Silva e Rafaela Lora Grando. O trabalho também será publicado na próxima edição da Revista Bibliocanto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Uso do ORCID como solução para desafio em banco de dados 

Na apresentação, a coordenadora falou sobre o fluxo geral do processo de coleta dos dados do Observatório e o desafio na padronização dos nomes dos autores. Vanessa apresentou uma das maneiras de padronizar os nomes a partir da aplicação do ORCID (do inglês Open Researcher and Contributor ID), como um identificador digital persistente para deduplicação de autores vinculados à Fiocruz, no processo de criação do indicador de produção científica do Observatório em C,T&I em Saúde. O uso do ORCID como identificador digital persistente partiu de um estudo de caso que a equipe utilizou o ORCID para aprimorar as atividades de tratamento de dados relacionados aos autores de produções científicas institucionais.  

 “Usando a API do ORCID no conjunto de dados coletado em seis bases, verificamos se os nomes de autores em nosso banco de dados têm alguma correspondência com algum ORCID. Nos casos positivos, verificamos também se existe correspondência do ORCID com alguma afiliação de unidades da Fiocruz. Se encontramos as mesmas correspondências em mais de um nome do nosso banco de dados, unificamos estes registros, por se tratar da mesma pessoa” comentou a pesquisadora durante a apresentação. 

Resultados do estudo  

Os resultados encontrados neste estudo de caso mostraram que existem atualmente 179.789 registros de autores afiliados à Fiocruz ou a Instituições parceiras no banco de dados gerenciado pelo Observatório. “Do total, 3.670 registros já tinham ORCID identificado. Após a aplicação do método descrito neste trabalho, houve um incremento de 23% na vinculação de ORCID a autores das produções, totalizando 13.956 registros. Houve um ganho de 10.286 novos ORCID identificados” conforme descrito na apresentação e no trabalho publicado no evento. 

Os pesquisadores defenderam que ao promover o uso do ORCID, o Observatório em CT&I em Saúde da Fiocruz contribui para a padronização e a transparência na atribuição de créditos e reconhecimento aos autores de trabalhos científicos, promovendo a integridade da pesquisa e a valorização do trabalho acadêmico. 

Veja a apresentação do Observatório em CT&I em Saúde na 14ª ConfOA. 

Imagem com fundo verde e texto em branco escrito: Observatório em C,T & I em Saúde da Fiocruz participa da 14a ConfOA. Abaixo do texto está o logotipo da 14a ConfOA