Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Vice-presidência apresenta iniciativas de transformação digital em saúde na 6ª Feira de Soluções para a Saúde

06/12/2023
Por: 
Foto de luisa.gonzalez
Luisa Picanço

A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) esteve presente da 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, que teve como tema a “Transformação Digital na Saúde”. A equipe da VPEIC apresentou três iniciativas ligadas ao tema: o Observatório em C,T&I em Saúde, o Arca Dados e a The Global Health Network da América Latina e do Caribe.(TGHN LAC). O objetivo da feira, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de novembro em Brasília, foi encontrar soluções inovadoras digitais voltadas para a rede pública e ser um espaço de troca de experiência entre pessoas que participam de iniciavas de transformação digital na área de saúde.

Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

O Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde foi apresentado durante a Feira de Soluções, em seminário sobre a Ciência Aberta. Além do Observatório, a programação também contou com discussão sobre a Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (Picaps). Confira aqui a matéria sobre esse debate.

Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC, explicou a importância da solução digital dentro da Fundação. “O observatório tem como premissa apoiar o desenvolvimento institucional, provendo informação estratégica para subsidiar tomadas de decisões.”

A coordenadora contou que algumas perguntas foram essenciais para a criação do observatório. “Como reunir e dar transparência às informações estratégicas para a gestão em pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fiocruz?” Além da tomada de decisões, o observatório também foi pensado para ser um espaço com dados estruturados e interativos capazes de promover transparência no que se refere às atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e educação desenvolvidas na Fiocruz. 

Como as áreas de saúde e de dados vivem em constante evolução, Vanessa propôs novos questionamentos sobre o observatório na feira. “Temos de responder questões sobre como podemos ampliar o acesso e usos da informação em C, T & I em saúde, a partir do trabalho com ciência de dados e inteligência artificial na coleta e tratamento dos dados da produção científica, por exemplo.”, conclui a coordenadora.

Soluções inovadoras: Arca Dados é premiado durante a Feira de Soluções

Representantes da VPEIC na 6a Feira de Soluções para a Saúde

Como parte da programação do evento, a feira proporcionou uma modalidade de cadastro para apresentação curta de soluções inovadoras, com potencial de promover a transformação digital em saúde. As soluções podiam ser tecnológicas/industriais, sociais ou de serviços; estar relacionadas a ações de prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão ou combate a vetores de doenças; e podem ser comunicadas em diferentes formatos (roda de conversa, vídeo, jogo, seminário etc.). 

Neste espaço, a tecnologista em saúde pública, Fátima Martins, mostrou o Arca Dados. “Antes do Arca Dados, os pesquisadores depositavam os dados fora do país e a comunidade Fiocruz corria o risco de não ter mais acesso a eles” comentou Fátima.

O Arca Dados é uma solução para que pesquisadores da Fiocruz e seus parceiros institucionais possam arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais produzidos para pesquisas. O Arca Dados é hoje o repositório oficial de dados da Fiocruz.

No mesmo espaço, foram apresentadas as soluções Observatório em CT&I em Saúde, por Rafaela Grando, e a The Global Health Network da América Latina e do Caribe, Larissa Marques, ambas da equipe da Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC. 

As soluções cadastradas nesta modalidade do evento foram avaliadas por uma comissão julgadora e o Arca Dados recebeu o segundo lugar do Prêmio Transformação Digital 2023 na categoria “Políticas públicas de saúde digital no SUS”.  

As políticas públicas de saúde digital no Sistema Único de Saúde (SUS) são um conjunto de ações e iniciativas estatais para promoção do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) na saúde. Essas políticas têm como objetivo melhorar a qualidade, a eficiência e a equidade do sistema de saúde brasileiro. O prêmio procura identificar e reconhecer propostas que tenham potencial para serem integradas no contexto do SUS. 

A feira também contou com área para divulgação de portais eletrônicos. Além do Arca Dados, o Observatório em CT&I em Saúde, a TGHN LAC, a VPEIC também apresentou o Portal da Ciência Aberta na Fiocruz e o Portal de Periódicos Fiocruz aos participantes do evento que ao todo somaram cerca de seis mil pessoas durante os três dias. 
 

Quatro mulheres brancas posam para foto ao lado de um cartaz escrito Transformação digital na saúde