Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Observatório convida pesquisadores na Câmara Técnica de Pesquisa a atualizarem produção científica da Fiocruz

22/09/2023
Por: 
Foto de luisa.gonzalez
Luisa Picanço

A Câmara Técnica de Pesquisa da Fiocruz (CTP) se reuniu no último mês para debater um tema importante para a Fundação: sua produção científica. Em reunião organizada pela Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), a equipe do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz, que faz parte da Vice-presidência de Educação, informação e Comunicação (VPEIC), apresentou seus métodos para a criação dos indicadores e apontou algumas soluções e desafios encontrados no processo.

Alguns exemplos dos desafios são: a falta de padronização do nome institucional e da unidade, a deduplicação de autores, o preenchimento incompleto ou inconsistente no Curriculo Lattes. Algumas das soluções compartilhadas com os pesquisadores são: estimular a inclusão do nome da instituição e unidade na filiação, inserir identificador persistente nas publicações; inserir título idêntico ao da publicação, vincular o nome dos autores ao ORCID, padronizar a identificação de unidades e no Lattes, manter atualizada a unidade do servidor.

A Vice-presidente da  VPPCB, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, comentou sobre a troca entre a VPPCB e a VPEIC para estruturar e constituir uma base de dados sobre a pesquisa realizada na Fiocruz, alinhada às áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com acesso de toda a comunidade institucional. “Dentre os inúmeros benefícios, destacamos que essa iniciativa nos permitirá a avaliação de lacunas na pesquisa em áreas estratégicas e de fronteira, o melhor planejamento, avaliação de impacto das ações de indução e subsídio à pesquisa institucional - como os editais INOVA -, além de conferir transparência às nossas ações, produção cientifica e aplicação de recursos – compromisso para com a população brasileira. A apresentação do Observatório no âmbito da Câmara Tecnica de Pesquisa da Fiocruz foi muito relevante, para apropriação da base pelas nossas Unidades, Escritórios e Grupos de Pesquisa, visando a construção conjunta de propostas de melhoria e adequação.”, diz Lourdes. 

A coordenadora do Observatório, Vanessa Jorge, mostrou na reunião que algumas das soluções encontradas para resolver os desafios podem ser feitas em parceria com as unidades da Fundação.“Esta é uma proposta para que as unidades participem desse processo de enriquecimento e tratamento dos dados, permitindo que o observatório se torne uma base integrada, confiável e disponível, além de acessível para toda a Fiocruz” diz Vanessa. 

Participação ativa de cada unidade da Fiocruz 

Durante a reunião, a VPPCB orientou que cada unidade da Fiocruz atualize seus dados de produção científica institucional, seguindo o padrão de áreas do conhecimento do CNPq. A ideia com isso foi facilitar a harmonização dos dados da produção científica, já que este é um instrumento capaz de fortalecer toda a instituição.  

Encaminhamentos da CTP 

Além da apresentação do Observatório e do convite à uma participação ativa das unidades, na CTP também se deliberou outros pontos importantes sobre o tema. Entre os encaminhamentos da câmara, ficou decidido a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp para os pesquisadores, assim como uma reunião em até dois meses para avaliar o andamento da atualização da produção científica institucional, além da criação de um grupo de trabalho (GT) para discutir as diretrizes e políticas para publicações com representatividade das regionais e de outro para analisar as áreas de pesquisa, inclusive para decidir se as áreas do conhecimento do CNPq contemplam em sua maioria a produção científica da Fiocruz. Outra sugestão que surgiu na CTP foi a possibilidade de se fazer um treinamento para que os pesquisadores possam preencher o Currículo Lattes de acordo com o recomendado para a correta apuração e harmonização de dados. 

Imagem com fundo laranja e texto em branco escrito: Observatório convida pesquisadores na Câmara Técnica de Pesquisa a atualizarem produção científica da Fiocruz