Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Indicadores do Observatório

Nesta seção você encontra indicadores quantitativos referentes às atividades de pesquisa e patenteamento da Fiocruz, com base em análises bibliométricas e dados de patentes. Essas análises serão atualizadas com periodicidade semestral e novos indicadores serão incluídos em breve. A visualização de cada indicador está disponível na forma de dashboards interativos e dinâmicos.

Versão Beta do dashboard da produção científica da Fiocruz.

A produção acadêmica da Fiocruz foi compilada de forma inédita juntando cinco bases de dados: Web of Science; Scopus; SciELO Citation Index; Pubmed e Currículo Lattes. Utilizando-se o campo de busca “instituição” e a busca pelo currículo lattes dos servidores recuperou-se a produção científica institucional dos últimos 14 anos. Para mais detalhes veja a metodologia detalhada.

Acessar o Dashboard - Versão Beta

Para recuperação dos depósitos de patentes de titularidade da Fiocruz, utilizou-se a base de dados Questel Orbit, buscando o nome da instituição no campo “assignee” (depositante), conforme metodologia detalhada. Foi utilizado o campo FAMPAT, que permitiu recuperar os depósitos de acordo com as famílias a qual estes pertencem.

Acessar o Dashboard

Uma parceria com a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) permitiu que os dados do perfil do servidor ativo da Fiocruz pudessem ser extraídos do Sistema de Gestão Administrativa de Recursos Humanos (SGA-RH)e harmonizados pela equipe do Observatório CT&I, conforme metodologia detalhada.

Acessar o Dashboard

Dados dos projetos financiados pelo Ministério da Saúde foram extraídos do Portal Saúde do DECIT-MS, harmonizados e padronizados, segundo metodologia detalhada, tornando possível avaliar a participação da Fiocruz e particularidades das pesquisas científicas contempladas.

Acessar o Dashboard

Quer colaborar conosco ou tem sugestão de novos indicadores? Entre em contato através do Fale Conosco.