Infográfico Indução e avaliação dos impactos da pesquisa

×

Menssagem de erro

An error occurred while trying to search with Solr: "0" Status: Request failed: Network is unreachable.
Compartilhe!

Por Juliana Reis, Juliana Kabad, Roberta Argento Goldstein, Marly Cruz, Ana Claudia Figueiró, Cassia Dias Pereira e Paula Xavier Santos

Durante as reuniões do Grupo de Pesquisa em Avaliação dos Impactos das Pesquisas ,  optou-se por se fazer uma aproximação  do tema por meio de duas revisões narrativas sobre Impacto da Pesquisa e de iniciativas de modelos e métodos identificados anteriormente pelas participantes do grupo.
A primeira, Research impact: a narrative review publicada em maio de 2016, por Trish Greenhalgh  uma pesquisadora reconhecida internacionalmente na Prática Baseada em Evidências e colaboradores . Nesta revisão, a questão norteadora principal foi "Qual é o impacto da investigação e como podemos medi-lo?”  Esta revisão, apresenta os pontos fortes e as limitações de seis abordagens estabelecidas (Payback, Framework Impact Research, Canadian Academy of Health Sciences, monetização, a avaliação do impacto social, UK Research Excellence Framework) e aponta a necessidade de pesquisas futuras sobre impacto da pesquisa.
A segunda, “A narrative review of research impact assessment models and methods”, publicada em março de 2015, apresentou a características de 32 estudos sobre processos, teorias ou enquadramentos de avaliação de impacto de pesquisa.
Nessa perspectiva inicial, as participantes do grupo de pesquisa optaram por apresentar em um infográfico, 8 (oito) iniciativas de modelos e métodos de avaliação de impacto da pesquisa, que apresentam diversidade em sua abordagem (por exemplo: um processual e outro finalístico), evidenciam características convergentes, como o forte uso dos recursos de informação e comunicação, do engajamento e da disseminação dos resultados de pesquisa.  O principal objetivo do infográfico é ampliar a visão geral sobre as propostas de avaliação de impacto de pesquisa e abrir debates sobre a temática.
Ressalta-se que, este infográfico não tem o propósito de ser uma síntese exaustiva. Para este objetivo, está em processo de condução uma revisão integrativa, que em breve será disponibilizada.

Tipo de em foco: 
Compartilhe!

Relacionados