Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Fiocruz lança pós-graduação em métodos alternativos ao uso de animais de laboratório

23/01/2019
Por : 
 Gian Cornachini (ICTB/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abrirá em 2019 a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Métodos Alternativos ao Uso de Animais de Laboratório. A especialização será oferecida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB), no campus Manguinhos, Rio de Janeiro, e é voltada para profissionais graduados nas áreas das ciências da saúde e agrárias. O curso terá carga horária total de 480h, duração de 12 meses, com aulas durante uma semana a cada mês. As inscrições acontecem de 6 a 31/5 e as aulas estão previstas para iniciarem em agosto deste ano.

Curso pioneiro

A especialização, criada em parceria da Fiocruz com o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM), tem o objetivo de formar profissionais capacitados a desenvolver, divulgar e aplicar novos procedimentos em pesquisa e ensino que substituam ou reduzam o uso de animais na ciência. “Até hoje, a maior parte da formação nessa área acontece por meio de cursos avulsos ou limita-se a disciplinas específicas de cursos de pós-graduação. Essa especialização vai focar exclusivamente no tema dos métodos alternativos, visando fortalecer a pesquisa e mostrar o potencial do Brasil nesta área”, ressalta o pesquisador Octavio Presgrave, coordenador do BracVAM e quem também coordena a nova pós-graduação em parceria com Etinete Gonçalves, coordenadora de ensino do ICTB/Fiocruz. “É um curso pioneiro no Brasil, e ainda desconhecemos a existência de uma especialização como essa em outros países. Também haverá foco na área educacional, visando a substituir o uso de animais em graduações de medicina veterinária, biologia e zootecnia”, destaca Etinete.

Nas últimas duas décadas, a Fundação vem centrando esforços na busca por métodos que reduzam ou substituam o uso de animais em pesquisas. Com a criação do mestrado profissional em ciência em animais de laboratório, em 2016 — também oferecido pelo ICTB/Fiocruz —, a instituição deu ainda mais ênfase a uma formação acadêmica baseada no princípio internacional dos 3R’s (sigla em inglês para “redução”, “refinamento” e “substituição” de animais na pesquisa), preconizando o bem-estar animal, a criação e adoção de métodos alternativos. “O novo curso será de grande importância estratégica para toda a Fiocruz, pois estaremos na vanguarda dessa modalidade, proporcionando pesquisas que utilizem essas novas metodologias e que têm se mostrado extremamente promissoras na substituição de animais de laboratório, colaborando para o fundamento dos 3R’s”, avalia a vice-diretora de ensino e pesquisa do ICTB/Fiocruz, Fátima Fandinho.

A pós-graduação contará com disciplinas de ciência em animais de laboratório, métodos alternativos na experimentação e na educação, boas práticas em laboratório, biossegurança e cultivo celular, metodologia de pesquisa, legislação e bioética, entre outras.

O edital para inscrição será divulgado nos próximos meses em www.ictb.fiocruz.br. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos adicionais, contate a coordenação de ensino pelo e-mail ensino.ictb@fiocruz.br ou telefone (21) 3194-8452.

Matéria originalmente publicada no Portal Fiocruz. 

Conteúdo relacionado: 
Hormônio induzido por exercício pode atenuar o Alzheimer
Pesquisa avalia benefício do benzonidazol na doença de Chagas
GT de Ciência Aberta representa Fiocruz em iniciativa da Universidade de McGill
Rato branco de laboratório em meio à grama.