Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Indicador de grupos de pesquisas do Observatório é atualizado

11/09/2023
Por: 
Foto de luisa.gonzalez
Luisa Picanço

Desde 1975, a Fiocruz já teve mais de 630 grupos de pesquisa criados. Hoje, a Fundação tem 197 grupos de pesquisas ativos. Estes são os dados atualizados do indicador “Grupos de Pesquisa” do Observatório em Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz. As informações foram extraídas da base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

No painel interativo do indicador (dashboard) é possível observar que os grupos se dividem entre áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. As principais subáreas encontradas no indicador foram saúde coletiva, parasitologia e medicina. Uma novidade é que nesta atualização do dashboard é possível ver a correlação entre as áreas e as subáreas. 

Assim como no lançamento do indicador (no final do ano de 2022), a partir dos novos dados, é possível inferir que a instituição mantém sua tradição em fomentar investigação e conhecimento de forma colaborativa. O painel é uma ferramenta para facilitar aos usuários o acesso ao histórico das pesquisas feitas na instituição. O observatório é também um importante instrumento para mostrar evidências institucionais e com isso apoiar tomada de decisões dos gestores da Fiocruz.  

Veja o painel atualizado em 2023 do “Grupo de Pesquisas” do Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz aqui. 

 

Imagem com fundo azul e texto com a frase "Grupos de pesquisa: indicador atualizado"