Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Destacando inovações e desafios para um mundo livre de TB

27/03/2018
Por : 
Vicky Hellon (F1000Researc)

O 24.º de março é Dia Mundial da Tuberculose anual, lembrando descoberta de do Dr. Robert Koch Mycobacterium tuberculosis em 24 de março de 1882. No dia visa aumentar a consciência pública sobre a tuberculose (TB) epidemia que continua em grande parte do mundo, apesar curso substancial e vital pesquisa científica.

Em seu relatório sobre a tuberculose de 2017 , a OMS estimou que havia 10,4 milhões de novos casos de tuberculose. Desafios que foram destacados neste relatório foram a disparidade entre o diagnóstico e o tratamento, apenas 61% da incidência estimada de casos foram realmente diagnosticados e o surgimento contínuo de TB resistente a múltiplos medicamentos. Espera-se que questões como essas sejam abordadas na reunião de alto nível da Assembléia Geral da ONU sobre TB em 2018, que se encaixa muito bem com o tema do Dia Mundial da Tuberculose deste ano 'Procurados: Líderes para um mundo livre de TB'.

A University College London e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres irão comemorar o Dia Mundial da Tuberculose com o seu simpósio 2018 a decorrer na LSHTM. Em colaboração com os organizadores, estamos muito satisfeitos em receber uma coleção do Dia Mundial da Tuberculose na F1000Research, que destaca a inovação da pesquisa contemporânea e os futuros desafios da tuberculose. As evidências publicadas aqui podem ajudar a influenciar as decisões tomadas pelos líderes durante a Assembléia Geral da ONU deste ano.

A coleção, que vai além do Dia Mundial da Tuberculose, convida a contribuições na forma de artigos de  pesquisa , notas de dados , artigos de opinião e protocolos de estudo , entre muitos outros tipos de artigos. Artigos já publicados como parte da coleção cobrem tópicos como determinantes sociais e eficácia do BCG; a epidemiologia da tuberculose e infecção por citomegalovírus humano; e pesquisa da relação entre monócitos e relação de linfócitos com administração de BGC.

O modelo de publicação F1000Research significa que os autores decidem quais resultados desejam compartilhar em vez de editores. Isso significa que todos os artigos submetidos à coleção serão publicados em média sete dias após a submissão final e, em seguida, serão submetidos a revisão por pares aberta convidada . Todos os artigos submetidos antes do final de setembro receberão um desconto de 20%, basta usar o código WTB2018 ao enviar seu manuscrito.

Um dos primeiros artigos publicados na coleção foi um editorial dos consultores da coleção: Helen Fletcher, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres; Molebogeng X. Rangaka, da University College London; Gillian Tomlinson, da University College London; e Ankur Gupta-Wright, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, falamos com uma das conselheiras, Helen Fletcher, sobre como ela vê essa coleção apoiando pesquisas sobre tuberculose. 

 

Por que é importante ter essa coleção do Dia Mundial da Tuberculose para pesquisa sobre TB?

O Reino Unido é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de TB e a coleção do Dia Mundial da Tuberculose oferece uma oportunidade para destacar a força e a diversidade da pesquisa sobre TB no Reino Unido e também em todo o mundo. Também reconhecemos o poder de uma voz coletiva e o impacto adicional que pode ser obtido de uma coleção concentrada de resultados de pesquisa. Isto é de particular importância em 2018, uma vez que haverá uma reunião de alto nível da assembleia geral da ONU, em que os chefes de estado, pela primeira vez, se reunirão para discutir a TB. Precisamos estar falando sobre a tuberculose e tomando medidas contra a tuberculose e essa coleta do Dia Mundial da Tuberculose faz parte dessa ação.

 

Quais você acha que são os benefícios deste modelo de publicação e revisão aberta?

A pós-publicação convidou a revisão por pares aberta, permite que os artigos sejam compartilhados nos dias seguintes à apresentação e fornece acesso aberto imediato aos resultados da pesquisa. A reunião da assembléia geral da ONU é em setembro de 2018 - o tempo está se esgotando para influenciar a conversa com sua pesquisa. Você tem alguma coisa a dizer? O modelo de publicação de revisão por pares aberto permite a publicação em tempo real e o compartilhamento de descobertas de pesquisas. Se você quer impacto e quer rapidamente, este é o melhor modelo de publicação que você poderia usar.

 

Por que o tema deste ano 'Procurado: Líderes para um Mundo Livre de TB' é importante?

Precisamos de ação contra a tuberculose em 2018, precisamos que os líderes mundiais assumam a responsabilidade e se comprometam a combater a tuberculose.

Esta matéria foi originalmente publicada pelo blog F1000Research

 

Conteúdo relacionado: 
Redes de Pesquisa em Tuberculose
Fiocruz oferece novo medicamento contra tuberculose
Em entrevista, Carolina Bagattolli fala sobre política de ciência e tecnologia no Brasil