Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Seminário terá debate sobre desafios em ciência de dados para CT&I

12/08/2022
Por : 
VPEIC

Transformar dados em informação: essa é a proposta da segunda edição do Seminário de Ciência de Dados para a Ciência que ocorrerá entre os dias 31/8 e 1/9. A ideia é debater os principais desafios relacionados à área de ciência de dados e as soluções encontradas por cientistas de dados brasileiros para disponibilização de informações sobre Ciência, Tecnologia e & Inovação (C,T&I).  

O evento está sendo organizado pela Fiocruz, a partir do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O seminário será realizado em formato híbrido (presencial em Brasília e online para quem quiser participar pelo canal do IBICT). O encontro reunirá especialistas para troca de conhecimento sobre Ciência de Dados, Ciência Aberta e Sistemas de Informação e Indicadores em CT&I.  

No dia 31/8, na parte da tarde, a coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Vanessa Jorge, falará sobre a parceria entre Fiocruz e IBICT e mostrará um estudo de caso da Fiocruz utilizando a Plataforma BrCris, com apresentação de um painel (dashboard) de publicações da Fiocruz. 

Para o seminário, estão confirmadas as presenças de representantes dos: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade São Judas Tadeu (USJT). 

As inscrições para participação presencial estão disponíveis neste formulário aqui.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do IBICT e dará certificado aos participantes. O preenchimento para o certificado será oferecido por link durante o evento. 

Abaixo o serviço do seminário e a programação completa do seminário. 

 

Serviço:  

II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência 

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2022. 

Horário: Das 9h às 12h30 e das 14h às 17h 

Local: O evento será híbrido. Ocorrerá no auditório Externo do Bloco Educacional, da Fiocruz Brasília na Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Asa Norte em Brasília e será transmitido ao vivo pelo Canal IBICT no YouTube

Inscrição para participação presencial: clique aqui 

Certificado: O link será disponibilizado durante o evento para os participantes. 

 

Programação completa: 

31/08/2022 (Quarta-feira / 1º dia): Indicadores de Inovação: dos dados a informação 

9h – 9h30 Coffee break e networking 

9h45 -10h15 Boas-vindas e abertura do II Seminário de ciência de dados para a ciência com 

Cristiani Machado (Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz – VPEIC/Fiocruz), Fabiana Damásio (Diretora da Gerência Regional de Brasília - GEREB/Fiocruz) e Bianca Amaro (Coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT). 

10h15 – 11h Palestra de abertura: Indicadores de Inovação: cenário internacional & desafios para o Brasil. Palestrante: Claudia Canongia (Especialista em Gestão da Inovação). 

11h – 11h45 Palestra: Métricas indicadores de CT&I. Palestrante: Rodolfo Barrere (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI). 

11h45 -12h30 Debate. Mediação: Raphael Villas Boas (IBICT) 

12h30 – 14h Intervalo para almoço 

14h – 15h Palestra: Parceria entre Fiocruz e IBICT: Estudo de Caso Fiocruz Plataforma BrCris. Palestrantes: Vanessa Jorge (Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz) e Washington Segundo (Coordenador-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados - IBICT) 

15h – 15h30 Palestra: Uso de inteligência artificial para classificação de texto. Palestrante: Waldeyr Mendes Cordeiro (Imprensa Nacional – Coordenação de Informação e Comunicação - VPEIC/Fiocruz) 

15h30 – 16h Palestra: Relato de experiência: Técnicas de tratamento e processamento da informação do IBICT (resumos). Palestrante: Thiago Magela Rodrigues Dias (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG) 

16h - 16h30 Palestra: Redação do Manifesto do GO FAIR sobre o Ecossistema de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Palestrante: Luana Sales (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -IBICT). 

16h30 - 17h Debate. Mediação: Priscila Sena. 

 

01/09/2022 (Quinta-feira / 2º dia) Painel de sistema de informação sobre o ecossistema da pesquisa científica e inovação Observatórios: troca de experiências.  

Moderadora: Profa Silvana Vidotti (UNESP) 

9h – 9h15 Palestra: Ágora Fiocruz. Palestrante: Wagner Martins (Coordenador de Integração Estratégica (CIE) - Gerência Regional de Brasília - GEREB/Fiocruz) 

9h15 – 9h30 Palestra: Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI). Palestrante: Marcelo Paiva (Assessor Técnico em Metodologias do OCTI do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos -CGEE/MCTI). 

9h30 – 9h45 Palestra: Torre MCTI. Palestrante: Julieta Costa Cunha (Assessora Especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações · MCTI). 

9h45 - 10h Palestra: BrCris - Vertentes de Informação Científica, Tecnológica e para Inovação. Palestrante: Washington Segundo (Coordenador-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT) 

10h – 10h15 Palestra: Rede Aprender. Palestrante: Eduardo Pires Fernandes (Coordenador-Geral de Governança e Dados – Ministério da Educação - MEC). 

10h15 -10h30 Palestra: Ferramentas de Interoperabilidade da CAPES. Palestrante: Talita Moreira de Oliveira (Coordenação-Geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação –Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CGAP/CAPES). 

10h30 – 10h45 Palestra: Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CT&I/ Fiocruz). Palestrante: Vanessa Jorge (Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz). 

10h45 – 11h Palestra: Observatório de Ciência Aberta (OCABr). Palestrante: Dileine Amaral da Cunha (Coordenadora Substituta de Informação e Estudos Internacionais – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq). 

11h – 12h Debate. Mediação: Priscila Sena. 

12h30 – 14h Intervalo para almoço 

14h - 15h15 Oficina: Kibana. Palestrante: Tiago Oliveira (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT). 

15h15 – 15h30 Coffee break 

15h30 - 17h Oficina: Análise de patentes - Uso do software patent2NET. Palestrante: Luc Quoniam (Universidade São Judas Tadeu - USJT). 

17h – Encerramento do evento 

 

Imagem com fundo em degradê do azul para o verde, com ícones de tecnologia (computador, celular, servidor de dados e nuvem de dados) à esquerda e com o texto II Seminário de  Ciência de Dados para a Ciência escrito na cor branca. 31/8 e 1/9 escrito na cor amarela. Para mais informações acesse:  https://www.gov.br/ibict/pt-br em letras de cor branca. No canto inferior da tela está escrito em cor branca: O evento será híbrido (Fiocruz Brasília e canal do Ibict no YouTube)