Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz serviu como piloto do BRCris

24/07/2023
Por: 
Foto de luisa.gonzalez
Luisa Picanço

A Fiocruz mostrou a experiencia do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde durante o III Seminário de Ciência de Dados para a Ciência, no último dia 18, em Brasília. O evento lançou o BRCris, uma ferramenta do desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que foi feita tanto em parceria com a Fiocruz, como com outras instituições nacionais e internacionais e que teve, ao longo dos últimos anos, o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz como um projeto piloto para a plataforma. 

A mesa de abertura do seminário contou com a presença da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, da Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcia Barbosa, do diretor do Ibict, Tiago Braga, do presidente substituto da Capes, Laerte Ferreira Junior e da diretora de Avaliação e Resultados e Soluções Digitais do CNPq, Débora Menezes. O seminário foi um espaço para a troca entre cientistas de dados e para a apresentação de outras iniciativas como a do BRCris na área. 

BRCris  

O BRCris ou Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira é um projeto do Ibict que permite acesso, visualização e análise de dados técnicos-científicos. Tiago Braga, falou durante a abertura do evento sobre o projeto. “O BRCris está sendo construído há dez anos. Ele é um projeto nacional de integração da ciência brasileira por meio das instituições que são marcantes busca fazer isso de forma aberta, e a ciência aberta, que é o coração do BRCris, ela busca fazer isto para que a sociedade como um todo possa se beneficiar dos avanços científicos e dos avanços trazidos pela pesquisa brasileira” explicou Tiago. 

Cristiani Machado, contou sobre a parceria entre a Fundação e o Ibict. “Nós temos um Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz que também trabalha com dashboards e esse mesmo tipo de tecnologia. Temos sido parceiros e o Observatório serviu como piloto para algumas coisas de desenvolvimento do projeto do BRCris” disse Cristiani. 

De acordo com a vice-presidente, iniciativas como o Observatório de CT&I em Saúde e o BRCris são desafiadoras e relevantes por vários motivos. “Para que possamos ter uma visão do cenário da ciência nacional nas suas várias vertentes. Para que a gente tenha subsídios para o processo de avaliação da ciência nacional e possa transformar também esses subsídios na formulação de políticas na área de ciência, tecnologia e inovação” disse Machado. 

Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz 

O Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz é uma plataforma que existe desde 2016 e funciona como uma ferramenta para ajudar na autoavaliação e no conhecimento de práticas da Fundação. O Observatório visa também auxiliar a gestão na tomada de decisão (ao fornecer informações sobre a produção da Fiocruz, dando visibilidade à sociedade de dados institucionais desde 2008.  

Quem apresentou o Observatório foi a coordenadora de informação e comunicação, Vanessa Jorge. “A Fiocruz tem um acordo de cooperação técnica com o Ibict. A gente entende que este lançamento nos coloca em um outro patamar. E essa informação, esse acesso, esse tipo de informação, é muito importante para o Brasil, para a pesquisa e para toda a sociedade” explicou a coordenadora.  

Indicadores em saúde em movimento 

Vanessa Jorge explicou que os indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação são o retrato de um objeto em movimento. Desenvolver um indicador, implementar um indicador é uma tarefa complexa dada numa realidade em movimento. “Você tira um retrato de uma situação que está acontecendo. A gente precisa sempre ver se o indicador está respondendo à questão inicial para que ele foi criado, porque a gente cria um indicador pensando em responder a alguma questão” disse Vanessa.  

Dados minerados do Observatório 

A coordenadora também mostrou dados coletados dentro do recorte do Observatório de CT&I em Saúde, que muitas vezes precisam de coleta e harmonização em mais de uma base de dados. “Nas nossas bases, 78% dos servidores da Fiocruz são pós-graduados. E 53,5% dos nossos pedidos de patentes estão no domínio tecnológico farmacêutico. A gente tem 524 grupos de pesquisa na plataforma do CNPQ. Até hoje, de janeiro a junho de 2023, a gente já publicou 10.054 artigos” explicou Jorge.  

Ciência Aberta 

Ferramentas como o BRCris e o Observatório de CT&I em Saúde são essenciais dentro de uma concepção da ciência aberta e ciência cidadã, temas já inseridos na política institucional da Fiocruz. Os dados também podem contribuir no futuro para a soberania do Brasil e podem gerar formações profissionais na área, como comentou Cristiani em sua fala na mesa de abertura do evento. “A gestão de informação é essencial no mundo contemporâneo e nós temos de formar pessoas, inclusive, para fazer isso de uma forma bem-feita e termos autonomia e soberania para fazermos isto no país” finalizou Cristiani Machado. 

Assista o III Seminário de Ciência de Dados para a Ciência no YouTube do Ibict (manhã e tarde

Leia a matéria sobre o lançamento do BRCris durante o seminário aqui. 

Cristiani Machado fala ao microfone e Tiago Braga está sentando ao seu lado durante a fala