Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Instituto Butantan exportará vacina da dengue para o mundo

01/04/2018
Por : 
Jornal da USP

                                             Pesquisadores do Instituto Butantan acompanharão participantes dos testes da vacina contra a dengue por cinco anos – Foto: Daniel Guimarães

Com patente registrada nos Estados Unidos, Instituto Butantan conseguirá exportar tecnologia da vacina para o Hemisfério Norte, que vem enfrentando casos de dengue. Dessa forma, o projeto ganhará ainda mais visibilidade internacional. Para falar sobre essa conquista, o Jornal da USP no Ar conversou com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

Ele comenta que o desenvolvimento da vacina se iniciou em 2007, mas o resultado da patente veio depois de quase uma década, em 2015. Por já ter passado pelas etapas que analisam sua segurança, realizadas com cerca de 14 mil voluntários, a vacina desenvolvida está em sua terceira fase para verificar sua eficácia. Covas afirma que a pesquisa já vem se transformando em produto e espera que até 2020 ela esteja disponível à população.

Projetos como esse, por serem de grande interesse em todo o mundo, deveriam receber mais investimentos do País, acredita o doutor. Para ele, é necessário investir em biotecnologia, já que é um dos pilares para o desenvolvimento de pesquisas contra diversas doenças, dentre elas o câncer. O sucesso da vacina vem também do fato de terem sido investidos cerca de  R$ 300 milhões pelo setor público. A importância desse tipo de investimento é ressaltada pelo diretor do Instituto Butantan, pois há muitos registros de patentes no Brasil que não conseguem evoluir por falta de recursos financeiros. Nos Estados Unidos, por exemplo, o investimento predominante é feito pelo setor privado.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de       Roxane Ré.

A entrevista completa está disponível no site do Jornal da USP

Conteúdo relacionado: 
Perfil dos pedidos de patente da Fiocruz
Patentes como fonte de informação para pesquisa: características e métodos de recuperação
Vírus da zika gera imunoproteção contra dengue, sugere estudo