Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Fiocruz firma parceria com agência suíça para desenvolver CT&I

03/12/2018
Por : 
Kadu Cayres (IOC/Fiocruz)

Seguindo sua missão institucional de realizar pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, visando à promoção da saúde, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) deu mais um passo para o estreitamento de laços capazes de impulsionar esse objetivo. No último dia 23 de novembro, foi assinado um memorando de entendimento para futuras parcerias nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com a Swissnex Brazil, agência da Secretaria do Estado da Suíça para Educação, Pesquisa e Inovação – gerenciada pelo Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e em São Paulo. A entidade tem como missão estabelecer intercâmbio de conhecimentos e ideias relacionadas às áreas em questão.

“Sempre defendemos o investimento público na ciência. Mas os tempos mudaram. No início dos anos 2000, houve um aporte governamental maciço, que impulsionou o setor de CT&I no país. Agora, infelizmente, estamos vivendo um retrocesso. Desta forma, parcerias como essa são fundamentais para que possamos manter o nível de excelência da produção científica brasileira”, declarou o diretor do IOC/Fiocruz José Paulo Gagliardi Leite, no momento da assinatura do memorando juntamente com a diretora executiva da Swissnex e cônsul geral adjunta, Maria Conti. A solenidade contou, também, com a presença do gerente de projetos de relações acadêmicas da agência, Pedro Capra; do coordenador da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação (PAPI/IOC), Carlos Eduardo Rocha; e da analista do Serviço de Planejamento e Orçamento (SPO/IOC), Juliana Simeoni.

Durante o encontro, Maria Conti ressaltou que a Swissnex Brazil esteve sempre atenta às possibilidades de parcerias com a Fiocruz. “Agradecemos o contato do Instituto, por meio da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação, e nos colocamos à disposição para, conjuntamente, buscar parcerias com instituições de pesquisa e agências de inovação do governo suíço que estejam em sintonia com as demandas do IOC”, disse.

Entre as ações já planejadas, Pedro Capra adiantou que está em fase de organização um evento para o primeiro semestre de 2019, com foco na tríade ‘academia, inovação e treinamento’. “A proposta é elaborar algo que não esteja pautado apenas na parte acadêmica. Queremos ir além, realizando um encontro em que sejam possíveis o debate e o treinamento científico, norteados pelo tema ‘empreendedorismo’”, comentou, reforçando que, a partir da assinatura do memorando, a Swissnex Brazil atuará, principalmente, na prospecção de parcerias com instituições suíças nas áreas de biotecnologia, health tech, eHealth, entre outras. Para o coordenador da PAPI/IOC, Carlos Eduardo Rocha, esta parceria fortalecerá os laços entre Brasil e Suíça na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, em sintonia com as diretrizes do novo Marco Legal de C,T&I. “O novo Marco dá segurança jurídica para a Fiocruz atuar nesse tipo de parceria, pois considera novas oportunidades para o desenvolvimento de ambientes de inovação com organizações nacionais e internacionais”, declarou.

Matéria originalmente publicada pela Agência Fiocruz de Notícias

Conteúdo relacionado: 
Observatório é apresentado durante evento sobre Ciência Aberta na Fiocruz
Fiocruz Minas lança portfólio de tecnologias
Fiocruz obtém registro do antirretroviral Entricitabina+Tenofovir
Uma mulher e um homem, sentados um ao lado do outro, assinam papéis.