Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Evento apresenta nova Rede Brasileira de Reprodutibilidade

23/06/2023
Por: 
Foto de luisa.gonzalez
Luisa Picanço
Por : 
Luisa Picanço (VPEIC)

Pensando na reprodutibilidade em pesquisas científicas, foi criado em 2018, o projeto “Iniciativa brasileira de reprodutibilidade”, uma parceria coordenada pelo pesquisador Olavo Amaral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio do Instituto Serrapilheira, que analisou 140 experimentos de laboratório para estimar a capacidade de reprodução da ciência biomédica brasileira. A iniciativa deu origem à Rede Brasileira de Reprodutibilidade, da qual a Fiocruz é membro e participará do lançamento no dia 28 de junho, a partir das 12h. 

A rede reúne grupos, instituições e indivíduos no Brasil que se dedicam a avaliar e aprimorar práticas em diferentes áreas da ciência, além de fomentar o debate sobre o assunto em pesquisa. No evento, os participantes discutirão tanto temas de reprodutibilidade pelo mundo quanto projetos em curso.  

O tópico é diretamente relacionado ao movimento de Ciência Aberta. Por ser uma área de promoção de práticas de pesquisa transparentes e confiáveis, a ciência aberta é, inclusive, um dos objetivos da rede. Para saber mais, acesse o site da Rede Brasileira de Reprodutibilidade aqui.  

O que é reprodutibilidade 

Mas o que significa reprodutibilidade em ciência? O nome parece difícil, entretanto, quem trabalha com pesquisa científica já precisou pensar na reprodutibilidade mesmo sem saber o significado da palavra. O termo se refere é a capacidade que outros pesquisadores têm de reproduzir uma pesquisa feita, a partir de um método.  

Ou seja, se alguém fez uma pesquisa com método eficaz, na teoria, esta pesquisa pode ser replicada por outros cientistas. É sobre isso que se trata a reprodutibilidade. Na prática, a capacidade de reproduzir um experimento científico a partir de um método depende de vários fatores, como a área de pesquisa, as condições para replicá-la e para fazê-la de forma sistemática.  

Serviço: 

Evento de lançamento da Rede Brasileira de Reprodutibilidade  

Inscrições e mais informações: http://bit.ly/lancamentorede 

Data: 28 de junho de 2023 

Horário: a partir das 12h 

Programação

12h - Redes de Reprodutibilidade no Mundo 

Olavo Amaral (Rede Brasileira de Reprodutibilidade) 

Alessandra Souza (Rede Portuguesa de Reprodutibilidade) 

Flavio Azevedo (Framework for Open and Reproducible Research Training) 

Marisa Nicolás (eLife) 

13h - Projetos em Curso na Rede 

Olavo Amaral - Survey de práticas de ciência aberta 

Larrie Laporte - Transparência em publicações brasileiras 

Pedro Tan - No-Budget Science Hack Week 

Viviane Veiga - GO FAIR Brasil Saúde 

Felipe Argolo - Science Dojos