Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Observa Infância alerta que vacinação infantil contra covid-19 está com baixa adesão

18/05/2023

A vacinação é uma importante estratégia de saúde pública para evitar que doenças se propaguem. Tomar os imunizantes evita formas graves de enfermidades, assim como a morte de diferentes grupos de pessoas, inclusive crianças. Para proteger as pessoas, toda a população brasileira deve seguir o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Especificamente contra a Covid-19, desde fevereiro de 2023 existe uma recomendação do Ministério da Saúde para se dar uma dose de reforço em crianças entre três e quatro anos que iniciaram a vacinação contra a Covid-19 com a CoronaVac. Entretanto, o Observa Infância (Fiocruz/Unifase), iniciativa de divulgação cientifica, alertou recentemente que a imunização contra a Covid-19 de crianças entre três e quatro anos, no Brasil, está com baixa adesão.  

A estimativa do Ministério da Saúde é de que 5,9 milhões de pessoas desta faixa etária recebam as duas doses da vacina no ano de 2023. A partir de um levantamento de dados do Vacinômetro Covid-19 (Ministério da Saúde), o Observa Infância destaca que, até o final de abril, 1.787.613 crianças tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e apenas 926.376 tomaram duas doses de imunizante. A quantidade dos pequenos que tomaram a terceira dose é ainda mais baixa, não passa de 38.510 na faixa etária, como detalhado na matéria publicada pela Agência Fiocruz de Notícias sobre o assunto. 

Imagem com fundo laranja e texto branco escrito: "Observa Infância alerta que vacinação infantil contra covid-19 está com baixa adesão"