Vanessa Jorge fala sobre novas bases de dados do Observatório durante seminário. Crédito da foto: Cinco/VPEIC
Um novo indicador do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (Observatório CT&I em saúde) foi apresentado no II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência entre os dias 31/8 e 1/9. Durante o evento, a equipe da Fiocruz falou sobre o processo de elaboração da versão beta do dashboard (painel interativo) com o indicador da produção científica da Fundação.
O seminário
Na abertura do evento, Cristiani Machado, Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e Fabiana Damásio, Diretora da Fiocruz Brasília, destacaram a importância do uso de ciência de dados para produção de indicadores em Ciência, Tecnologia & Inovação brasileira.
Ainda no primeiro dia, na mesa dedicada ao debate sobre a parceria entre a Fiocruz e o Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), Vanessa Jorge, Coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC esclareceu que novas bases de dados serão coletadas para elaboração dos indicadores do Observatório CT&I em saúde.
Construção do painel
O novo indicador de produção científica agrega dados de diversos tipos de produções bibliográficas, tais como comunicação em eventos e artigos. Waldeyr Mendes, bolsista de pesquisa do projeto do Observatório CT&I em saúde, apresentou os principais desafios para reunir informações de diferentes bases de dados na composição do dashboard. “Isso exigiu uma abordagem que combinou programação, além de inteligência artificial para o reconhecimento das unidades da Fiocruz”, complementa Waldeyr.
Troca de experiências
No dia seguinte, durante o painel para troca de experiências entre observatórios e sistemas de informação do ecossistema de pesquisa e inovação, Rafaela Grando, analista de dados do Observatório CT&I em saúde, mostrou a metodologia do painel que permite visualizações gráficas com filtros em tempo real e o uso do Currículo Lattes. “O Currículo Lattes é uma base de referência para a academia. Sua junção neste processo permitiu não só um incremento numérico de publicações, mas também maior robustez e alcance de toda produção acadêmica institucional”, explica Rafaela.
O dashboard
No dashboard, é possível observar e relacionar as áreas temáticas de concentração da produção científica da Fiocruz ao longo dos últimos 14 anos, bem como traçar panoramas norteadores para pesquisas e desenvolvimento tecnológico. O painel reúne a produção científica a partir da coleta de cinco bases de dados: Web of Science, Scopus, SciELO Citation Index, Pubmed e Currículo Lattes.
O Observatório CT&I da Fiocruz atualiza semestralmente os dados no dashboard. O painel é público e está disponível na aba de indicadores no site do Observatório.