Coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Medicis Morel recebeu nesta terça-feira (11/9) o prêmio TechMining for Global Good, concedido durante a 8ª Conferência Global em TechMining, realizada na cidade de Leiden, Holanda. O prêmio é concedido a pessoas que utilizam o TechMining para auxiliar processos de tomada de decisão e de avaliação de políticas/programas relacionados à questões de importância global, que são geralmente negligenciadas.
O TechMining, definido como "mineração de texto a partir de informação sobre ciência e tecnologia", é uma forma de análise de Big Data. Utilizando softwares de mineração, análise e visualização de dados, o TechMining tem o potencial de transformar informação sobre CT&I em inteligência acionável para o gerenciamento de programas de pesquisa e/ou desenvolvimento de políticas.
Morel participou ativamente da criação de vários programas globais para promover pesquisa e desenvolvimento em doenças negligenciadas, além de empregar abordagens empíricas robustas para informar o planejamento estratégico e o desenvolvimento de políticas nessa área. Exemplos de seu trabalho destacados no prêmio incluem: Revisiting the Concept of Innovative Developing Countries (IDCs) For Its Relevance to Health Innovation and Neglected Tropical Diseases and For the Prevention and Control of Epidemics (2018); Enabling Policy Planning and Innovation Management Through Patent Information and Co-Authorship Network Analyses: A Study of Tuberculosis in Brazil (2012); Co-Authorship Network Analysis: A Powerful Tool for Strategic Planning of Research, Development and Capacity Building Programs on Neglected Diseases (2009).
Coautora do artigo de 2018 e participante da 8ª Conferência Global em TechMining, Bruna de Paula Fonseca e Fonseca recebeu o prêmio e apresentou as principais linhas de pesquisa em TechMining do CDTS/Fiocruz. Mais informações sobre o prêmio podem ser encontradas aqui.
Matéria publicada originalmente na Agência Fiocruz.