Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Observatório firma parceria com Ibict para aprimorar a informação dos indicadores

09/02/2022
Por: 
Valentina Leite

O universo da informação cada vez mais fidedigno à realidade. Para aprimorar a qualidade da informação que é transmitida à sociedade, o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz firmou uma parceria com o Sistema BrCris (sigla para Current Research Information System), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A cooperação vai gerar maior robustez na coleta de indicadores realizada pelo Observatório em CT&I da Fiocruz.

O Ibict vem desenvolvendo, desde 2014, um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema da pesquisa brasileiro, através da integração de bancos de dados que reúnem os diversos tipos de informações sobre a produção técnica e científica brasileira. Esse modelo foi denominado Sistema BrCris.

A integração atenderá a necessidade do Observatório em adotar novas abordagens de avaliação dos impactos da pesquisa. Com o auxílio da ferramenta, será possível coletar também as informações e todos os indicadores disponíveis no Currículo Lattes, por exemplo.

Como resultado, poderá aumentar a transparência de informações geradas sobre a produção técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de favorecer a percepção da sociedade a respeito dos benefícios gerados pela instituição. Poderá, por fim, oferecer um panorama integrado das ações da instituição.

Outro ganho vindo da parceria é a possibilidade de treinamento para novas ferramentas, o que gera maior qualificação da equipe – por consequência, contribui para otimizar a informação que é divulgada, documentando de maneira mais eficaz a realidade. A longo prazo, a cooperação também fortalece o movimento da Ciência Aberta, porque permite o aprimoramento de plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de objetos informacionais e ações de preservação digital.

Mais conquistas, novas oportunidades

O projeto de pesquisa que gerou a parceria entre o Observatório em CT&I da Fiocruz e o Ibict foi aprovado recentemente em edital do Projeto Inova FiocruzDe acordo com os pesquisadores envolvidos, o projeto nasceu de um esforço comum para analisar, testar a viabilidade e implementar o novo sistema de agregação de dados do ecossistema da pesquisa científica na Fiocruz.

Para os indicadores de produção científica da Fiocruz, além das bases de dados já utilizadas pelo Observatório – Coleção Principal da Web of Science, Scopus e SciELO Citation Index – está prevista a integração com outras bases de dados e fontes de informação, incluindo os currículos cadastrados na Plataforma Lattes.

Nesse sentido, a informação que será produzida pelo Observatório será mais completa e dará visibilidade aos produtos que, em muitos casos, não são indexados pelas principais bases de dados comerciais. Outra ação prevista é o estudo de viabilidade de desenvolvimento de um serviço de identificação de especialistas nas diversas áreas do conhecimento da Fiocruz, a partir de ferramentas de inteligência artificial.