Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?

Compartilhe!

Por  Jaqueline Gomes    

O artigo "Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?", busca compreender a percepção de meninas sobre o universo científico e de como as adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas. O estudo foi conduzido a partir de discussões com quatro grupos focais - estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que surgiram nos diálogos com os estudantes sobre a atividade científica, foram destacadas: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não foram identificados aspectos significantes nas percepções das adolescentes de diferentes classes sociais. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa –  tema pouco explorado em estudos sobre percepção pública da C&T. O estudo presente pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a visão de adolescentes para com a atividade científica.

REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, mai./ago.  2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/39479
 

Tipo de em foco: 
Compartilhe!