VIII Congresso Interno: a Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia

×

Menssagem de erro

An error occurred while trying to search with Solr: "0" Status: Request failed: Network is unreachable.
Compartilhe!

" data-share-imageurl="http://observatorio.fiocruz.br/sites/default/files/documento_base_menor.jpg">

Na reunião de setembro do Conselho Deliberativo Fiocruz, realizada nos dias 28 e 29, na Residência Oficial, no Campus Manguinhos, os conselheiros aprovaram o calendário do VIII Congresso Interno: a plenária vai ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, com o tema A Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia. Os conselheiros também aprovaram, por unanimidade, a primeira versão do documento apresentada pela Comissão Organizadora, disponibilizado ontem (3/10). O texto receberá contribuições e será debatido durante este mês de outubro, até 30/10.

A estrutura do próximo congresso difere das edições anteriores. O Documento Base tem seis partes: Introdução; Dinâmica e metodologia; Contexto internacional e nacional; Contexto institucional; Questões estratégicas para a instituição; e Teses para o debate. O Documento Base traz nove teses, cada uma com um enunciado, que trata de um tema. Todas as teses são seguidas de uma pergunta e uma fundamentação, estrutura que termina com Diretrizes político-institucionais.

O coordenador da Comissão Organizadora do VIII Congresso Interno, o vice-presidente Mario Moreira, convidou toda a comunidade Fiocruz a participar do processo de discussão. “Esse documento vai favorecer muito o debate das questões estratégicas relacionadas ao futuro da Fiocruz, que se colocam na trajetória da Fiocruz como instituição estratégica de Estado”, afirmou. “A Comissão entende que a atenção do debate deva se dar nas diretrizes”, disse.

Espaços de discussão

Além das contribuições das unidades, organizadas por meio de assembleias convocadas pelos Conselhos Deliberativos próprios e encaminhadas à Comissão Organizadora pela direção, haverá dois novos espaços de discussão: as câmaras técnicas e uma consulta interna. Os debates nas câmaras serão conduzidos pelas vice-presidências e deverão ser relativos à área de atuação de cada uma.

A consulta interna permitirá contribuições coletivas e individuais por meio de uma plataforma que estará disponível no período de 16 a 30/10. No primeiro dia, à tarde, será realizada uma sessão de esclarecimentos pela internet, em tempo real, com os integrantes da Comissão. Na conversa on-line com a comunidade Fiocruz, será explicada a metodologia de uso da plataforma, a forma de contribuir com o documento e esclarecidas dúvidas sobre o sistema de perguntas enviadas por chat ou por e-mail.

Todas as contribuições passarão pela Comissão Organizadora, responsável pela versão do Documento Base que será deliberado pelo CD no começo de novembro. Depois dessa etapa, o texto passará pelos últimos ajustes da Comissão, que até 13 de novembro vai disponibilizar o texto final que irá à plenária, em dezembro. A eleição dos delegados pelas unidades deverá ocorrer no período de 13 a 23 de novembro.

 

CRONOGRAMA DO VIII CONGRESSO INTERNO OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2017
ATIVIDADE  PERÍODO
Envio de contribuições ao documento (unidades, câmaras técnicas e consulta interna) Até 30 de outubro
Relatoria das contribuições pela Comissão Organizadora Até 3 de novembro
Aprovação pelo Conselho Deliberativo Até 10 de novembro
Divulgação do documento de referência final Até 13 de novembro
Eleição dos delegados Entre 13 e 23 de novembro
Plenária do VIII Congresso Interno Dias 11, 12 e 13 de dezembro
   

 

Data: 
segunda-feira, 11 Dezembro, 2017 - 09:00 to quarta-feira, 13 Dezembro, 2017 - 12:30
Compartilhe!

" data-share-imageurl="http://observatorio.fiocruz.br/sites/default/files/documento_base_menor.jpg">