II Colóquio de Análise de Redes Aplicadas: CARA 2016

Compartilhe!

O II Colóquio de Análise de Redes Aplicada (CARA 2016) será realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) nos dias 8 e 9 de novembro de 2016 e tem como propósito discutir avanços na aplicação da análise de redes em diversas áreas do conhecimento e promover a incorporação de novos recursos e conhecimentos à comunidade científica, difundindo o uso da análise de redes como elemento estratégico para a interpretação e compreensão de diferentes processos de interação. 

Sua proposta é atuar como facilitador na troca de conhecimento e colaboração entre estudantes, pesquisadores e profissionais que já atuam na área ou que desejam incorporar a análise de redes em seus contextos de trabalho. Espera-se que esse intercâmbio possa estimular a formação de redes colaborativas visando à criação de novos conhecimentos, ampliação do escopo de projetos e o aumento do impacto e da qualidade da produção científica e tecnológica nacional.

O CARA possui caráter multidisciplinar e contará com a participação de especialistas das áreas da saúde, ciência da informação, física, gestão, prospecção tecnológica, entre outras e abordará 4 temas principais:

  • Redes Sociais: aplicação da análise de redes nas diferentes formas de interação humana, incluindo movimentos sociais, redes virtuais, redes de amizade ou de apoio, redes criminais, analise de redes em estudos históricos etc.
     
  • Redes de Colaboração na Ciência e Tecnologia: aplicação da análise de redes em estudos sobre a colaboração e disseminação de informações na ciência e tecnologia, incluindo pesquisa e desenvolvimento tecnológico, políticas públicas etc.
     
  • Redes Biológicas e Doenças Infecciosas: aplicação da análise de redes para a compreensão de fenômenos biológicos, interação entre sistemas, redes metabólicas, redes genéticas, estudo de transmissão de doenças e modelos epidemiológicos.
     
  • Análise de Redes para Apoio à Gestão: aplicação da análise de redes como ferramenta de apoio à gestão, avaliação de pesquisa, planejamento e formulação de políticas e processos tomada de decisão, incluindo inteligência competitiva, gestão da informação e gestão do conhecimento.

Veja como chegar

Data: 
terça-feira, 8 Novembro, 2016 - 09:00 to quarta-feira, 9 Novembro, 2016 - 17:00
Compartilhe!