Conhecer o processo formativo e a trajetória profissional dos estudantes egressos do Curso Técnico em Análises Clínicas da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi uma forma de trazer muitas inquietações sobre a formação desenvolvida no âmbito da Escola e como os estudantes se apoderavam e aproveitavam destes ensinamentos que lhes eram prestados e como estes estudos contribuíam e influenciavam suas vidas. Buscou-se avaliar as percepções dos estudantes formados no Curso Técnico de Análises Clínicas da EPSJV, com relação à sua atuação profissional, de modo a compreender o seu processo de ensino aprendizagem e contribuir para reformulações no Curso técnico em questão, possibilitando a ampliação do seu conhecimento tecnológico e científico. Este trabalho utilizou a metodologia qualitativa apoiada em dados quantitativos. Em um universo de 104 egressos de 4 turmas referentes aos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, cinquenta e seis egressos responderam ao questionário e, destes, dezesseis, que trabalhavam na área de sua formação no momento da realização dessa pesquisa, foram entrevistados por meio de um questionário semiestruturados, foram comparados os dados da literatura de revisão bibliográfica com os dados resultantes dos questionários aplicados e processados por meio de análises e compactação de suas respostas. Ainda foram realizadas entrevistas com coordenadores e ex-coordenadores do curso técnico de análises clínicas para melhor entendimento de todo o processo histórico do Curso desde a constituição da Escola. A conclusão da pesquisa apontou uma ótima qualidade da avaliação do curso e do corpo docente, com boa inserção no mercado de trabalho em pouco tempo após a formação dos técnicos pela EPSJV.