Esta investigação qualitativa tem como objeto de estudo os resultados das práticas de letramento do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc/Fiocruz). Para compreender como se dão tais práticas e como elas se relacionam, nos concentramos em como os alunos do Provoc se expressam aos aspectos relativos à linguagem. As quinze entrevistas realizadas por nós levaram em conta a avaliação dos jovens sobre a participação no programa e a formulação de projetos profissionais. Acreditamos que o Provoc pode ser uma forma de inserção que pode levar os jovens a construir novos sentidos em sua vida social, uma vez que atua como uma agência de letramento distinta à escola. Sendo reconhecido pelos estudantes como um espaço de aprendizagem profissional, estes estabelecem com ele uma relação diferente daquela que têm com a escola, o que gera conhecimentos mais amplos no que diz respeito ao domínio da linguagem científica, tão valorizada em nossa sociedade. Tais resultados são muito importantes visto que são percebidos pelos próprios alunos e, dessa forma, contribuem para que os mesmos possam continuamente reconstruir suas identidades.