História, Ciências, Saúde – Manguinhos foi um dos primeiros periódicos científicos brasileiros a criar blogs e se lançar nas redes sociais, em 2013. Com a iniciativa, a revista da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz vislumbrava aumentar a visibilidade dos artigos veiculados na base de dados SciELO, o que, supunha-se, favoreceria a geração de citações e referências - parâmetros que elevam o impacto acadêmico das publicações e seu posicionamento em rankings de periódicos científicos. A experiência prática sugere outros retornos valoráveis da iniciativa. O objetivo deste estudo de caso é avaliar o uso do Facebook pela revista para se comunicar com pesquisadores – os chamados pares - e também com um público mais amplo e leigo – os leitores aqui apelidados de “ímpares”, pela sua diversidade e singularidade. A partir de metrias alternativas (altmetrias) são estudadas relações entre o engajamento no Facebook e os acessos no blog e nos artigos da revista na base SciELO. A análise conjunta dos dados destas três plataformas permite verificar os caminhos trilhados pelo público, suscitando reflexões sobre a comunicação e a divulgação científicas em tempos de redes sociais. Com o lançamento das redes sociais, observou-se a partir de 2014 um aumento dos acessos aos artigos no SciELO. Percebe-se que, quando um artigo específico é divulgado no Facebook, naquele mesmo mês aumentam os acessos a ele. Também se observam picos motivados por estímulos externos nem sempre identificáveis. Um recente aumento nas citações a artigos não pôde ser atribuído às redes sociais, uma vez que a revista promoveu uma série de avanços no campo editorial no mesmo período. Esta pesquisa buscou visualizar públicos com diferentes níveis de interesse através do seu comportamento no mundo digital. O engajamento do público, principalmente de pares, curtindo e compartilhando os conteúdos, sugere um acerto da iniciativa no campo da comunicação científica, independentemente das citações. E o potencial identificado no campo da divulgação científica é algo a ser mais estudado, em função dos objetivos essenciais do periódico.