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Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz

Algumas investigações e percepções do senso comum sobre as relações entre cientistas e jornalistas sinalizam para a existência de “barreiras” entre esses profissionais, o que poderia dificultar um maior engajamento de cientistas na cobertura da ciência feita pelos meios de comunicação de massa. Entretanto, alguns estudos recentes mostram um sentimento de aproximação entre esses dois atores sociais, ainda que experiências negativas com a mídia possam ocorrer. Esta dissertação teve como objetivo analisar a relação dos cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com os meios de comunicação de massa, bem como sua inserção na área da divulgação científica de uma maneira geral. Este estudo incluiu duas etapas de coleta de dados. Primeiramente, um questionário online foi enviado por e-mail a 487 pesquisadores e tecnologistas que atuam nos 72 laboratórios do IOC. Foram obtidas 103 respostas. Na segunda etapa, de caráter qualitativo, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas com stakeholders (16 cientistas que participaram da primeira etapa online, três gestores e um representante do setor de jornalismo e comunicação). Os resultados traçam um panorama da relação entre os cientistas do IOC com os meios de comunicação de massa, indicando um processo de medialização da ciência no Instituto. Os pesquisadores participantes demonstraram ter um contato relativamente frequente com a mídia, além de apresentarem uma percepção predominantemente positiva acerca dessa relação. Também foi observada uma atuação importante do Serviço de Jornalismo e Comunicação (SEJOR/IOC) na intermediação entre os cientistas do IOC e os profissionais da imprensa. Sobre as atividades de divulgação científica em geral, constatamos reconhecimento e adesão em relação a ações voltadas para o público promovidas pelo IOC e pela Fiocruz, como os eventos da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) e o “Fiocruz pra você”. Entretanto, observamos pouco envolvimento por parte dos cientistas em relação a atividades de divulgação científica que dependam de iniciativas próprias, principalmente as relacionadas com a disponibilização de conteúdo científico e interação com o público por meio da internet. Assim, apesar do interesse e do envolvimento com a mídia, a falta de tempo e de qualificação dos pesquisadores participantes podem ser alguns dos possíveis fatores que dificultam um maior engajamento destes profissionais com a divulgação científica.


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2017

Autor

  • Maia, Bárbara Ávila