Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

O compartilhamento de significados entre alunos, pesquisadores e material didático na análise de um projeto de divulgação científica da Fiocruz/PR

Esta pesquisa delineia algumas possibilidades de conexão entre o conhecimento didático e o conhecimento científico por meio de um projeto de divulgação científica. A pesquisa aconteceu no Instituto Carlos Chagas – Fiocruz/PR, onde foi realizado, no ano de 2015, o seu primeiro programa de divulgação científica com o ambicioso objetivo de levar vivências científicas à escola. A partir da análise da primeira edição do projeto, desenvolveu-se um material didático para a segunda edição, que ocorreu em 2017. A análise foi essencialmente qualitativa, baseada nos relatos de pesquisadores e de alunos, a partir da qual se identificou as principais expectativas e significados contidos nesse evento didático. A teoria que embasou a produção do material didático é a de D. Bob Gowin, da Universidade de Cornell, que prevê uma tríade: alunos, professores e material didático em interação para o compartilhamento de significados. Os dados analisados permitem indicar que a transposição didática se mostra como a principal dificuldade na divulgação científica, seguida de outros obstáculos percebidos pelos pesquisadores, como a falta de interesse e de conhecimento prévio dos alunos. O material didático desenvolvido tem, portanto, a proposição de ser potencialmente significativo, assumindo o intento de expressar o saber no contexto característico da divulgação científica. Como produto desta pesquisa, foi elaborado um guia que apresenta os resultados e as orientações para que outros pesquisadores possam ter referenciais que os auxiliem a fazer a primeira etapa da transposição didática (saber científico para saber a ensinar) e formular materiais didáticos para a divulgação científica.


Tipo de documento

Ano de publicação

2017

Autor

  • Passos, Milena Santiago dos