Este estudo busca analisar a experiência do projeto-piloto em gestão do conhecimento desenvolvido nas unidades de Bio-Manguinhos, Casa de Oswaldo Cruz e Diretoria de Recursos Humanos no período 2012-2014, com base no Modelo de Gestão do Conhecimento para Administração Pública Brasileira (MGCAPB). Trata-se de estudo de caso único, com pesquisa empírica a respeito da interação do modelo na organização na percepção dos gestores participantes da execução do projeto. As bases teóricas que orientam a dissertação estão sustentadas em três áreas: (i) Criação do conhecimento organizacional; (ii) Gestão do Conhecimento e Modelos de Gestão; e (iii) Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados pesquisa bibliográfica, levantamento documental e entrevistas estruturadas com os gestores públicos participantes de projeto-piloto. Os resultados alcançados evidenciaram as dificuldades enfrentadas pelos gestores na interação com o método e que o ciclo do projeto-piloto não foi concluído face alterações das condições ambientais e normativas, tendo sido suplantado pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Entretanto, a partir do projeto-piloto, estabeleceram-se iniciativas de Gestão de Conhecimento (GC), consolidadas na FIOCRUZ. Este estudo também traz evidências da necessidade de aprofundamento da cultura do conhecimento, visto que a institucionalização da gestão do conhecimento é um processo gradual.