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A Educação Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) : elementos em produções científicas na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Esta pesquisa teve como objetivo analisar um conjunto de artigos (corpus) produção científica sobre educação, no campo específico da política pública de saúde elaborados por pesquisadores/as da Fiocruz a partir de 1994 quando acontece a I Conferência de Ciência e Tecnologia da Saúde. A busca foi feita dentro da plataforma Stelaexpress a partir dos Currículo Lattes dos/as pesquisadores/as da Fiocruz. A seleção gerou 75.151 artigos publicados no período indicado. Após vários filtros o Corpus foi reduzido para 846 artigos considerados direta ou indiretamente vinculados a educação e ensino de ciência e tecnologia, educação, Ciência Tecnologia Sociedade, Tecnologia Social, Educação Popular. Desses 846 artigos foram aplicados mais dois filtros finais: artigos que mantinham diálogo com território e com sujeitos e atores/atrizes sociais. Sendo assim o corpus foi estabilizado em 10 artigos. No tocante aos procedimentos de análises adotou-se como referencial teórico três grandes temas recorrentes na literatura da Educação CTS e dos Estudos CTS: 1) grau de inserção no território, 2) a representação social desse sujeito e 3) as inovações metodológicas e de métodos. Partimos da seguinte hipótese geral: para que aconteça a troca de experiências entre os saberes científicos e populares, os/as pesquisadores/as propuseram em seus discursos alguma mudança social, como situaram as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) diante das demandas e saberes do território? Para respondermos estas questões fundamentais consideramos elementos teóricos como a desmistificação da ciência, o território, as vozes ativas no discurso, além da inovação metodológicas. Tais categorias foram criadas no Software Nvivo, quali-quantitativo, que gerou gráficos de ocorrência significativa das mesmas. Os resultados obtidos devem ser correlacionados ao campo da Educação ciência tecnologia sociedade. O corpus analisado revela preocupações em trazer novas possibilidades metodológicas e de métodos para se trabalhar em uma perspectiva de Educação (CTS), que respeite mais a troca de experiências entres os/as cientistas/pesquisadores/as e os outros (alunos/as professores/as). 


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2016

Autor

  • Marques, Lua Isis Braga