Introdução: As doenças infecciosas granulomatosas (DIG) podem acometer as vias aéreodigestivas superiores (VADS), causando lesões de aspecto granulomatoso e/ou ulcerado e, por vezes, com erosão parcial ou total das estruturas anatômicas atingidas. No Brasil, as DIG das VADS de maior incidência são a leishmaniose, a tuberculose e a paracoccidioidomicose. A falta de conhecimento da população sobre as DIG das VADS mostra a necessidade de implementar programas que possam ajudar na promoção da saúde dos indivíduos. Objetivo: Identificar os principais conteúdos das DIG das VADS que devem ser contemplados em um material educativo audiovisual para a população. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e com 15 pacientes com DIG das VADS deste mesmo Instituto. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a análise das entrevistas. Foram gerados 4 DSCs para o grupo de profissionais e 3 para o grupo de pacientes: forma e os conteúdos necessários para um vídeo educativo; a importância desta ferramenta na promoção da saúde; principais dúvidas dos pacientes em relação as DIG das VADS; importância da equipe multiprofissional no tratamento e reabilitação dessas doenças. Resultados: Participaram da pesquisa 15 profissionais da equipe multiprofissional, composta por 10 pessoas do sexo feminino e 5 do sexo masculino, com idade entre 24 a 67 anos, sendo a maioria doutores e mestres em fase de doutoramento e com experiência no atendimento das três doenças estudadas no presente estudo; e 15 pacientes com DIG das VADS composta por 2 pessoas do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade entre 17 a 81 anos, a maioria com ensino fundamental incompleto, sendo 6 com diagnóstico de leishmaniose, 4 de tuberculose e 5 de paracoccidioidomicose. Através do DSC dos profissionais foi observado a valorização do vídeo educativo para promoção da saúde por ser um material esclarecedor, que contempla todo segmento social, e possibilita levar informação a um número elevado de pessoas. No DSC dos pacientes foi observado que estes dão grande importância ao vídeo por considerarem que ele permite tirar dúvidas sobre suas doenças. Em ambos os DSCs o conteúdo de um vídeo deve contemplar os seguintes assuntos: transmissão, sinais e sintomas, tratamento, prevenção e centros de referência e a apresentação do mesmo deve ser curta, com vocabulário simples e bem ilustrativo (uso de imagens e legendas). Considerações finais: A ferramenta audiovisual é um recurso que pode favorecer a população a entender melhor o processo de saúde-doença e a procurar mais precocemente os caminhos para o diagnóstico e tratamento. Este estudo percebeu a importância de desenvolver iniciativas no campo da educação e prevenção sobre as DIG das VADS, que enfatize os conteúdos voltados para retirada das principais dúvidas dos pacientes, através de um material bem elaborado e que abrace a toda população alvo, como por exemplo, um vídeo.