Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Confiabilidade do teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares

O Teste psicométrico WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised) foi o instrumento de avaliação em uma pesquisa para estudar o desenvolvimento cognitivo, na idade pré-escolar, de uma população de crianças do Instituto Fernandes Figueira (IFF) nascidas prematuras e de muito baixo peso (MBP), aplicado por quatro psicólogas previamente treinadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade inter-observador na aplicação do teste. Utilizaram-se dois desenhos: de blocos incompletos equilibrados, para avaliar a concordância na aplicação do teste, e cruzado, para avaliar a concordância na pontuação dos itens. Foram estudadas 12 crianças pré-escolares nascidas no IFF (Peso ao nascer < 1.500g). Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) encontrados foram: 0,82 (Escore Total), 0,89 (Escore Verbal) e 0,91 (Escore Executivo), no desenho de blocos incompletos equilibrados, e 0,99, 0,98 e 0,99, respectivamente, no desenho cruzado, indicando uma boa confiabilidade. Estes achados mostram que a aplicação do Teste WPPSI-R no estudo do desenvolvimento cognitivo de prematuros de MBP do IFF foi adequada.


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2001

Autor

  • Méio, Maria Dalva Barbosa Baker
  • Lopes, Claudia de Souza
  • Sichieri, Rosely
  • Morsch, Denise Streit