Objetivo: Este estudo tem como objetivo verificar a relação entre os novos casos notificados de Covid-19 e as ações de engajamento dos cidadãos e de atividade virtual dos governos estaduais brasileiros no Facebook.
Metodologia/Abordagem: Foram coletados dados das páginas do Facebook dos governos estaduais, Distrito Federal e do site da Fundação Oswaldo Cruz durante um período de 11 semanas. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística descritiva e a correlação de Spearman.
Originalidade/Relevância: Os achados proporcionam o entendimento das páginas do Facebook dos governos estaduais frente à pandemia de Covid-19.
Principais resultados: Foram predominantes publicações do tipo links e imagens. Quanto às práticas de engajamento dos cidadãos, observa-se que, em média, as publicações tendem a receber um número maior de curtidas. Observou-se correlação significativa entre a média de novos casos de Covid-19 e o engajamento médio dos cidadãos no Facebook, sugerindo que estados com uma maior quantidade de novos casos notificados da doença atingem níveis mais altos de engajamento no Facebook.
Contribuições teóricas: Este estudo ajudou a demonstrar que quando os casos de Covid-19 aumentam, as pessoas tendem a interagir mais no Facebook, indicando que os cidadãos ficam mais preocupados e buscam mais informações online para se proteger.
Contribuições sociais/para a gestão: Os resultados contribuem como indicativo da relevância da rede social Facebook frente à comunicação governo x cidadão no momento de pandemia, visto que esta plataforma proporciona uma quantidade maior de recursos interativos, fornecendo informações rápidas e de utilidade pública.