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Análise qualitativa das ações de educação ambiental aplicadas pelo programa ADASA na escola no distrito federal

Estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa que objetivou analisar o programa de educação ambiental nas escolas, desenvolvido pela Agência Reguladora de Água Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA-DF). Após a anuência das escolas e aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), foram entrevistados 136 atores escolares, sendo 14 merendeiros, 14 funcionários da limpeza, 14 gestores, 14 professores, 40 estudantes que cursavam os 4º e 5º anos do ensino fundamental, de 14 unidades de ensino públicas do DF, que participaram das ações do programa ADASA na Escola (PAE) no período de 2017 a 2018 e seus respectivos responsáveis, com o intuito de comparar as informações prestadas pelos estudantes. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento norteador contendo questões referentes ao dia a dia desses atores com relação ao uso da água; a destinação dos resíduos sólidos urbanos; as percepções em relação à mudança de comportamento dos estudantes e contribuições para que o programa possa melhorar na sensibilização dos atores escolares. Além das entrevistas foi aplicada a observação participante, para confirmar os relatos informados pelos entrevistados. Após as transcrições das entrevistas, os dados foram analisados conforme o método de Análise de Conteúdo de Bardin, com análises textuais realizadas com o auxílio do software francês IRAMUTQ 0.7, no qual foram geradas as classes temáticas e suas categorias para cada grupo de atores. Foi evidenciado que a maior parte dos atores está sensibilizada em relação ao uso racional da água e que a intensificação das ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas durante o período de racionamento de água vivenciado pela sociedade do DF entre os anos de 2017 e 2018, influenciaram no comportamento dos atores. Foi identificado ainda que, principalmente por questões econômicas e culturais, grande parte dos atores não demonstrou sensibilização em relação a destinação correta dos resíduos, pois a maioria das unidades de ensino não faz a separação entre o resíduo seco e o orgânico. Desejou-se com este estudo, além de avaliar o PAE, trazer contribuições para o aprimoramento das ações de educação ambiental nas escolas.


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2019

Autor

  • Beusch, Cássia Helena Suares Van Den