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Análise da implantação, cobertura e desempenho do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA-FIOCRUZ) no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz

O principal objetivo deste trabalho é analisar a implantação, cobertura e desempenho do sistema integrado de gestão acadêmica (SIGA) no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e de corte fenomenológico, a partir de um estudo de caso. Foi realizada uma análise documental e observação participante para descrever as formas de procedimento utilizadas pelo CPqAM, antes da implantação do sistema SIGA-FIOCRUZ, para o controle e gerenciamento das atividades acadêmicas que desenvolve. Foram realizadas entrevistas com 14 pessoas, consideradas atores-chaves. As entrevistas seguiram um roteiro semi-estruturado, obedecendo temas de interesse para a pesquisa. Os resultados mostram que todos entrevistados consideram ser de suma importância o controle acadêmico no CPqAM, inclusive seu caráter legal, como também a informatização desse controle. Com relação ao processo de concepção e condução do SIGA-FIOCRUZ e sua implantação no CPqAM, os entrevistados consideram que apesar do esforço dos gestores do CPqAM em participar desse processo, o mesmo aconteceu de forma vertical e pouco democrática. Foi constatado como inexpressível, o conhecimento e utilização do sistema pela comunidade usuária, decorrentes da pouca divulgação do sistema e ausência de treinamento para seus usuários. Entendendo-se como estrutura física do sistema, a disposição de suas telas e ícones, cores etc, esta foi considerada pela maioria dos entrevistados como pouco interativa. O sistema apresenta falha na comunicação entre os módulos, fato este também registrado pelos entrevistados. Aspectos que fortalecem e/ou debilitam o sistema foram citados pelos entrevistados e registrados no presente trabalho. Ao final de cada entrevista, o informante foi convidado a conceituar o sistema, considerando a escala A (excelente); B (bom); c(regular); D (insuficiente). Apesar das críticas apresentadas o sistema foi considerado bom por mais da metade dos entrevistados.


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2006

Autor

  • Lima, Nilda de Andrade