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Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz

Observamos nas últimas décadas um aumento no trânsito internacional de estudantes de todos os níveis e nacionalidades. Alguns aspectos são relatados como facilitadores e motivadores ao intercâmbio de alunos entre países e neste trabalho as teorias de motivação ocupam um papel central, cujo objetivo foi pesquisar os processos motivacionais vivenciados pelos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (IOC/Fiocruz/RJ). Foram entrevistados treze estudantes entre julho e outubro de 2016 e para obtenção de dados foram feitas entrevistas com o uso de questionário semiestruturado contendo 54 perguntas. As informações obtidas foram observadas sob o olhar intercultural, considerando o respeito pelo “Outro”, ou seja, a valorização de pessoas vindas de países com culturas diferentes. Para análise das motivações dos estudantes foi escolhida a Teoria da Autodeterminação por integrar elementos psicológicos naturais e aspectos ambientais e sociais. Desta teoria, foram utilizadas as categorias de Regulação Introjetada, Regulação Identificada e Regulação Integrada. As necessidades inatas de Relações Pessoais, Competência e Autonomia também puderam ser observadas. A análise das motivações utilizou as orientações da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a motivação dos estrangeiros para estudar em outro país caracteriza-se por um sistema complexo de fatores positivos e se refletem em termos como Felicidade, Alegria, Amizade, Esperança e Saudade. Chama a atenção nos resultados o termo Violência, que merece discussão e preocupação, pois é um possível fator negativo em relação à motivação para permanência na instituição e término do programa. A investigação das experiências acadêmicas dos estudantes estrangeiros nos cursos do IOC também permitiu observar as estratégias desenvolvidas por eles para a garantia de uma vida de qualidade. Na análise dos processos regulatórios de motivação observa-se que a Regulação Integrada predomina entre os entrevistados. Por fim, está apresentada a relação entre as necessidades inatas e os processos regulatórios de motivação, o que sugere forte ligação entre a internalização motivacional e o suprimento das necessidades, indo ao encontro das propostas da Teoria da Autodeterminação. Conclui-se que a instituição Fiocruz e a sua mais tradicional unidade IOC são portas de entrada para o universo da pesquisa acadêmica internacional. Sugere-se que os estudantes estrangeiros sejam ouvidos pela instituição, não só no que condiz às questões acadêmicas ou burocráticas, mas também em relação aos seus estados psicológicos ou à ajuda na busca de solução de problemas de relações pessoais. Ressalta-se a necessidade de maior internacionalização dos diversos setores institucionais, uma vez que foram relatadas algumas situações-problema com representantes da instituição. Pesquisas como esta são importantes para o ensino, pois levam a ampliação do conhecimento de fatores subjetivos que influenciam e trazem consequências tanto para as trocas acadêmicas como para o processo de produção do conhecimento, principalmente em cursos de pós-graduação.


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2017

Autor

  • Lima, Renata Melo de