Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

Monitoramento de Ciência, Tecnologia e Inovação: Vírus Zika

26/09/2016
Por : 
Juliana Reis

Coordenação: Jorge Barreto
Equipe: Bruna Fonseca, Ricardo Sampaio e Fátima Martins

​Justificativa
Os modelos atuais de avaliação das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em saúde apresentam limitações relacionadas tanto às dinâmicas específicas de produção do conhecimento quanto à inadequação a realidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. É preciso orientar a formulação de políticas por meio de questões pertinentes à realidade brasileira para promover mudanças e atender demandas nacionais e locais. Isso se revela ainda mais crítico em situações que exigem intervenções ágeis e confiáveis pelo poder público, como no caso da epidemia do vírus Zika (VZ).
Diante deste cenário, o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I em Saúde) da Fiocruz, como instrumento de apoio à gestão das atividades de CT&I em saúde para a formulação de políticas institucionais, adota novas abordagens para o monitoramento e avaliação da P&D. No contexto da epidemia do VZ no Brasil, estas abordagens incluem análises quantitativas e qualitativas para facilitar o uso do conhecimento científico como subsídio estratégico no enfrentamento da epidemia.
O que se propõe com este projeto é o monitoramento sistemático da produção científica e a identificação da rede de especialistas e instituições que desenvolvem pesquisas relevantes para o enfrentamento da epidemia do Zika Vírus a nível global.
 
Objetivos
Monitorar, avaliar, sintetizar e disseminar o conhecimento científico disponível globalmente sobre o VZ, mediante uma abordagem integradora entre o monitoramento da produção científica, a produção de evidências científicas e o monitoramento da rede de especialistas e instituições que desenvolvem cooperação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a fim de subsidiar a tomada de decisão na formulação e implementação de políticas públicas e ações de enfrentamento à epidemia do VZ, bem como na formação da deliberação social e opinião pública sobre o problema.
 
Escopo
Suporte à tomada de decisão e deliberação social, mediante:
- Identificação, categorização, análise, síntese e disseminação dos resultados apresentados em publicações científicas globais relacionados a diferentes aspectos da infecção pelo VZ, tais como: i) aspectos epidemiológicos;
ii) prevenção e tratamento;
iii) diagnóstico;
iv) transmissão;
v) relação com a microcefalia.
- Mapeamento das redes de colaboração entre pesquisadores e instituições que desenvolvam pesquisas relacionadas ao VZ nesses diferentes aspectos.
A proposta será desenvolvida e aplicada no âmbito Observatório em CT&I em Saúde da Fiocruz em parceria com a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), com a perspectiva de ser ampliada para outros contextos. Esta será uma oportunidade única para experimentação de metodologias inovadoras de monitoramento e avaliação da produção científica orientada a demandas políticas e sociais, sobretudo em face das incertezas do atual cenário.
 
Método
- Revisão dinâmica da literatura com método sistemático
Monitoramento dinâmico e cíclico (a cada 30 dias) da produção científica global publicada, tendo como referência os métodos para revisões sistemáticas. Após a identificação e categoriação dos estudos, segundo taxonomias cruzadas (Epidemia; Prevenção e tratamento; Diagnóstico; Microcefalia e VZ; Transmissão x Arranjos de governança; Arranjos organizacionais; Arranjos financeiros; Estratégias de implementação), os principais resultados serão sintetizados e mantidos atualizados a cada ciclo, no intuito de atender às prioridades dos tomadores de decisão e sociedade quanto à necessidade de informação​