Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black

A disciplina de Ciência e Arte no IOC e a criatividade dos egressos através de seus trabalhos finais

A relação entre ciência e arte testemunha a reconciliação necessária ao nosso tempo, a fim de que ambas possam partilhar e contribuir com elementos essenciais ao ensino e ao desenvolvimento das sociedades. Estudamos a disciplina de Ciência e Arte I desenvolvida na pós-graduação no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz de 2000 a 2013. Suas atividades assumem o pressuposto de que a associação da arte à educação científica possibilitará aos educadores, e aos seus futuros alunos, desenvolver novas intuições e compreensões através da incorporação do processo artístico a outros processos investigativos, construindo um discurso interno e público sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas, e tópicos relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais. Coletamos e registramos o acervo histórico-documental da disciplina, incluindo relações de docentes, discentes, ementas, referências e trabalhos finais de conclusão da disciplina. Nas 13 edições estudadas 338 matriculas foram efetuadas, das quais 287 concluíram (85%) e destes, 66 trabalhos finais atenderam aos critérios de inclusão para análise, correspondendo a participação de 161 alunos (56% dos egressos). Os trabalhos finais, obrigatoriamente vinculados ao campo de atividade profissional de um ou mais componentes do grupo, versaram sobre temas variados em ciência, saúde e arte, e evidenciaram a aplicação do novo paradigma ciência&arte nas atividades propostas. Expressaram a apropriação do conteúdo debatido ao longo da disciplina, tendo sido desenvolvidas as 13 categorias cognitivas propostas na referência principal utilizada: observar, imaginar, abstrair, reconhecer e formar padrões, fazer analogias, pensar com o corpo, ter empatia, pensar de modo dimensional, criar modelos, brincar, transformar e sintetizar. A disciplina atingiu seus objetivos promovendo o diálogo entre a ciência e a arte, reforçando o conceito “artscience”, ou, em português, “arteciência”.


Categoria de assunto

Tipo de documento

Ano de publicação

2014

Autor

  • Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz