Além dos fatores de impacto: um relatório da Academia de Gestão sobre a avaliação do impacto acadêmico

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Por LSE Impact Blog

O que constitui um impacto acadêmico? E quais partes interessadas têm importância para a pesquisa? Usha Haley compartilha as descobertas de um recente relatório da Academia de Gestão que buscou respostas a essas questões, agendando seus 20 mil membros e realizando uma seleção de entrevistas em profundidade com figuras proeminentes. A maioria dos entrevistados indicou que os rankings de revista não refletiram o impacto acadêmico, mas as publicações em revistas e citações de primeira linha foram, no entanto, consideradas como os indicadores de impacto mais importantes. Enquanto isso, a maioria dos acadêmicos considerou que o impacto na prática era importante, mas também sentia que a maior influência da pesquisa de gestão havia sido em outros acadêmicos de gestão. A maioria dos estudiosos sentiu que o sistema atual de avaliação de professores e rankings universitários levou a um excesso de experiência em técnicas e metodologias tradicionais, e até mesmo "ciência de lixo".

Para liderar o desenvolvimento de medidas válidas e confiáveis ​​de avaliação de bolsas de estudo, a Academia de Gestão (AOM) publicou recentemente um relatório empírico sobre Medição e Alcance do Impacto Acadêmico . Esta publicação destaca as principais descobertas, incluindo medidas de impacto pluralistas e públicos mais amplos para pesquisas.

Com cerca de 20.000 membros em todo o mundo, o AOM constitui a associação acadêmica preeminente em gestão, publicando algumas das revistas acadêmicas mais conceituadas. O projeto tinha duas partes inter-relacionadas: um estudo qualitativo e uma pesquisa quantitativa de todas as academias sobre impacto acadêmico e seu significado para os círculos eleitorais da AOM. Este relatório inclui o primeiro levantamento de membros de uma grande associação acadêmica sobre o que constitui impacto acadêmico e quais as partes interessadas têm importância para a pesquisa acadêmica.

Começamos através de entrevistas em profundidade e abrangentes com 30 membros identificados pelo Conselho de Governadores da AOM como altamente impactantes (por exemplo, editores de revistas, presidentes de AOM e Fellows). A pesquisa subseqüente teve uma taxa de resposta de 19%. Apesar de sua onipresença como medidas de impacto acadêmico, a maioria dos entrevistados (60%) indicou que rankings e listas de revistas , incluindo fatores de impacto, provavelmente não (20%), definitivamente não (8%), ou podem ou não ( 32%) refletem impacto acadêmico. Uma minoria (cerca de 41%) indicou que rankings e listas refletiam definitivamente (7%) ou provavelmente refletiram (34%) impacto acadêmico.

Por outro lado, os cinco principais indicadores de impacto acadêmico em uma escala de cinco pontos (1 = muito pouco importante, para 5 = muito importante) foram:
 

  • Artigos acadêmicos em revistas de primeira linha - 4.49
  • Citações acadêmicas para pesquisa - 4.21
  • Livros acadêmicos - 3.94
  • Bolsas de pesquisa competitivas - 3.93
  • Artigos em publicações orientadas por profissionais / indústria - 3.88.

Indicando o foco histórico no público interno para a pesquisa acadêmica , em uma escala de cinco pontos (1 = muito pouco importante, para 5 = muito importante), os entrevistados viram os cinco principais públicos de pesquisa como:

  • Outros acadêmicos em gestão - 4.48
  • Principais gerentes e decisores nas empresas - 4.26
  • Governos e formuladores de políticas - 4.08
  • Outros acadêmicos nas ciências sociais - 4.06
  • Estudantes - 4.0.

No entanto, cerca de 54% dos entrevistados consideraram o impacto na prática como fortemente importante (31%) ou intensamente importante (23%); apenas 7% consideraram o impacto na prática como não importante como um componente do impacto acadêmico.

Da mesma forma, cerca de 46% dos entrevistados consideraram o impacto na política do governo como fortemente importante (27%) ou intensamente importante (19%); apenas 10% consideraram o impacto na política governamental como não importante como um componente do impacto acadêmico.

Embora mais difícil de publicar, cerca de 59% dos entrevistados consideraram a pesquisa interdisciplinar , como provavelmente mais impactante (31%) ou definitivamente mais impactante (28%) do que a pesquisa que se baseia em uma disciplina; Apenas 4% da associação considerou a pesquisa interdisciplinar definitivamente não mais impactante do que a pesquisa em uma disciplina.

Os entrevistados consideraram que o apoio institucional foi muito forte para publicações em revistas de primeira linha, com outras atividades recebendo muito menos, se houver, suporte. Em uma escala de cinco pontos (1 = muito pouco importante, para 5 = muito importante), os entrevistados classificaram os cinco principais beneficiários do apoio institucional como:

  • Publicações em revistas de primeira linha - 4.54
  • Citações acadêmicas para pesquisa - 3.76
  • Obtenção de bolsas de pesquisa - 3.64
  • Livros publicados - 3.07
  • Publicações em jornais profissionais - 2.84.

A maioria dos entrevistados (47%) viu suas instituições às vezes apoiar sua busca pessoal de impacto acadêmico. Cerca de 38% disseram que sua instituição apoiou sua busca quase sempre (27%) ou a cada vez (11%). Cerca de 16% indicaram que suas instituições quase nunca apoiaram (13%) ou nunca apoiaram (3%) sua busca de impacto acadêmico.

Sobre a influência do campo , em geral, a associação da AOM pensou que a pesquisa de gestão tinha sido algo influente, mas a maior influência havia sido em outros acadêmicos de gestão, incluindo o que eles atualmente pesquisam e vão pesquisar e ensinar. Em uma escala de cinco pontos (1 = muito pouco importante, para 5 = muito importante), a maior influência foi:

  • Teorização da gestão - 3.91
  • Ensino - 3.63
  • Prática de pesquisa futura - 3.59
  • Política e prática de gestão em grandes empresas - 2.84
  • Decisões de carreira dos alunos - 2.64.

Os dados qualitativos mostraram temas persistentes de grande preocupação de estudiosos seniores sobre as medidas que as instituições usam para avaliar o impacto acadêmico, os efeitos no desenvolvimento da carreira, o valor da pesquisa gerencial e os benefícios da sociedade. A maioria dos estudiosos afirmou que o sistema atual de avaliações de professores e rankings universitários levou a uma superação de técnicas e metodologias mais tradicionais e que os editores de revistas acham aceitáveis. Alguns estudiosos identificaram que esses desenvolvimentos levaram a "ciência de lixo", revistas como "estabelecimentos incestuosos para universitários de gestão de carreira", subentendimento de ideias, comunidade e sociedade, e "balcanização" excessiva à medida que os estudiosos da administração tornaram-se "anjos dançando em uma cabeça de alfinete". Alguns suscitaram preocupações com a aplicabilidade universal e a aceitação no exterior dos padrões de avaliação dos professores dos EUA e abordagens de pesquisa que diminuem o impacto acadêmico. Um estudioso categorizou a disseminação global dos padrões de pesquisa dos EUA como equivalentes ao "imperialismo" e uma forma de "colonialismo", com desrespeito ao contexto.

Os estudiosos da administração fizeram várias recomendações acionáveis ​​sobre como avançar o campo de sua posição de alta legitimidade acadêmica para uma influência social mais ampla. Em geral, para medir e alcançar o impacto acadêmico, o relatório reforçou a necessidade de desenvolver medidas compostas de impacto acadêmico, reduzir o foco excessivo em metodologias e técnicas, aumentar o valor atribuído ao desenvolvimento de idéias importantes para os eleitores externos e introduzir mais aplicações de teorias para a prática. Como um erudito afirmou: "[apoio deste projeto] mostra que o atual Conselho está tentando combater a tradição do status quoA Academia tem tido tanto sucesso. A participação em nossas reuniões anuais é a mais alta entre qualquer associação profissional. Então, também nos tornamos vítimas de nosso próprio sucesso, e há pouco incentivo para mudar. Agora somos criticados por nossa falta de relevância - e o Conselho vê isso ".

Em conclusão, o relatório e as conclusões da AOM se encaixam na conversa maior sobre os papéis da pesquisa e dos pesquisadores na sociedade, explorando valores societários e influência da pesquisa. O relatório tem relevância para a adesão à Academia, administradores de universidades, editores de revistas, comitês de posse e promoção, agências de acreditação (por exemplo, AACSB, EQUIS), organizações de concessão de subvenções (por exemplo, NSF), formuladores de políticas, revisões nacionais (por exemplo, PBRF, REF) e a sociedade em geral.

O relatório completo, "Medir e alcançar o impacto acadêmico", está disponível para download no site da Academia de Gestão.

Crédito de imagem em destaque:  João Silas , via Unsplash (licenciado sob uma   licença CC0 1.0 ).

Nota: Este artigo dá as opiniões do autor e não a posição do LSE Impact Blog, nem da London School of Economics. Por favor, reveja nossa  política de comentários  se você tiver alguma preocupação em publicar um comentário abaixo.
 

Sobre o autor:

​Usha Haley é campeã de produto do projeto da Academia de Gestão em impacto acadêmico e atualmente Professor de Gestão na Universidade de West Virginia. Ela pesquisa a estratégia internacional, os mercados emergentes e as relações entre os negócios e o governo. Em 2012, ela recebeu o Prêmio de Impacto da Prática da Academia de Gestão para impacto acadêmico. Em 2011, o economista apresentou-a como líder do pensamento em mercados emergentes.

*Texto publicado originalmente pelo LSE Impact Blog

http://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2018/03/02/beyond-impact-f...

 

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